Esta frase que inicia a matéria é mais comum do que parece. Quero emagrecer, mas não consigo, é uma das frases que mais escuto em consultório. Dou muita atenção a ela, pois, na maior parte das vezes, é verdade.
A busca pelo emagrecimento é muito frequente, porém o processo para alcançar estes resultados requer muitas mudanças.
Ansiedade, falta de tempo para planejamento, consumo de água mínimo, comer rapidamente, intestino que não funciona corretamente, pouca ou quase nenhuma prática de atividade física, vontade excessiva de consumir doces, lanches, pão, cerveja, fast foood. Se você se identifica com alguma dessas condições relatadas acima, preste atenção, esse artigo foi feito especialmente para você.
Abaixo, te darei dicas que podem auxiliar o processo de emagrecimento.
Primeira dica é ter consciência do porquê você quer emagrecer, ter os objetivos claros faz com que você persista mais e não desista na primeira dificuldade que aparecer, liste pelo menos 5 motivos pelos quais você almeja o emagrecimento. Exemplo: quero me sentir mais confortável quando for à praia, quero colocar um vestido e me sentir bem, quero ter mais disposição, poder subir dois lances de escada sem estar ofegante, dormir melhor.
A segunda dica é sentar-se à mesa e perceber o que está comendo, se desvincular dos problemas lá fora, desligar o celular, não assistir televisão neste momento, saborear com prazer a refeição e mastigar bem os alimentos. A mastigação está diretamente ligada à liberação hormonal que dão saciedade, além de iniciar o processo digestivo através das amilases salivares, enzimas encontradas na boca.
Terceira dica: ingerir pelo menos 35 ml por kg de peso por dia de água, um exemplo: uma pessoa de 70 kg deve ingerir pelo menos 2.450 ml de água/ dia.
Quarta dica: vá aos poucos diminuindo o consumo de pães, arroz, macarrão, produtos que levem farinhas refinadas na composição, isso aumenta a sensação de fome, devido ao seu alto teor de carboidratos, além disso exclua por completo açúcares de todos os tipos, açúcar refinado, demerara, mascavo.
Quinta dica: durma pelo menos 8 horas por noite, faça higiene do sono antes de dormir, desligue todas as luzes, não mexa no celular enquanto estiver na cama, desligue até mesmo a televisão da tomada para não gerar nenhum foco de luz. Crie um ambiente tranquilo e calmo. Vá se deitar antes das 23h00 se possível.
Sexta dica: se exercite ao ar livre, uma caminhada de 40 minutos, pelo menos, durante 6 dias por semana, se chover utilize as escadas do prédio. Mude sua rotina, vá até o supermercado, trabalho, verdureira a pé. Mude sua rotina, se não é possível fazer todas as coisas, faça uma por vez, com certeza fará toda diferença.
Sétima dica: se tiver vontade de consumir doces, opte por uma fruta, banana com canela, mousse de abacate com cacau em pó, ou até mesmo um chocolate com teor de cacau maior, que tal começar com um 50% e ir migrando até que seu paladar esteja habituado com um 80% cacau. Além de matar a sua vontade de consumir doces, é uma ótima fonte antioxidante.
Oitava dica: planeje suas refeições, se você não tiver planejado suas refeições durante a semana, dificilmente você levará seu processo a diante, pois imprevistos acontecem e precisamos estar prevenidos, portanto a desculpa de falta de tempo somente acontecerá para aquele que não se planeja. Mãos à obra.
Nona dica: consuma mais vegetais, tenha uma variedade grande de vegetais em seu prato, pelo menos 4 variedades durante a semana, procure os alimentos da época que além de estarem mais baratos são mais saborosos e ricos em nutrientes, se possível consuma os orgânicos ou faça uma boa higienização dos vegetais que não são orgânicos.
Décima dica: consuma mais comida de verdade e se permita a consumir menos produtos embalados, empacotados que nutricionalmente são pobres. Apesar do rótulo deles falarem dos benefícios, sabemos que os produtos industrializados são cheios de conservantes, corantes, acidulantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.
Percebam o emagrecimento e a vida saudável não tem receita pronta, dieta pronta e nem alimento milagroso, devemos enxergar nossa realidade e fazer mudanças efetivas de estilo de vida. Mas calma, respira fundo e vai, um passo de cada vez, de forma consistente e com muita consciência de onde você quer chegar.
Um forte abraço, Cadija Marques.
Matéria por
CADIJA MARQUES
Nutricionista CRN/SC 10 1847 | Joinville