Planos Frustrados
Se você é do tipo que costuma fazer planos e metas para serem alcançadas em um determinado tempo e se frustra ao ver que a data para que tudo se realizasse está chegando e você não conseguiu fazer com que seus planos dessem certo, este artigo é para você.
No início deste ano, muitos fizeram uma lista de desejos, como tirar mais tempo para família, quitar as dívidas e terminar o ano sem contas, trocar de carro, ter uma boa convivência com a equipe de trabalho, tirar férias e, quem sabe, até viajar com a economia que iria fazer, entre outros inúmeros desejos que podem ser citados, pois está na lista da maioria de nós.
E, por que não conseguimos alcançar metade do que nos programamos? Por que, muitas vezes, até esquecemos o que colocamos na lista? Será falta de motivação ou de organização? Em nossas vidas, passamos por diversas experiências, dificuldades que contribuíram na construção da referência do que somos hoje. O ambiente a que fomos expostos no decorrer de nossas vidas também tem influência na formação de nossas habilidades e capacidades.
Sabe aquele momento em que você acredita que fez tudo para alcançar suas metas e objetivos, mas fica confuso e não sabe qual direção seguir? Ou então, desejou muito conquistar algo e quando conseguiu, sentiu que não merecia?
Esse mecanismo de defesa, também chamado de crenças limitadoras, ocorre quando o sujeito se coloca numa posição de procrastinação (arranjando desculpas), culpando as circunstâncias ou outras pessoas pelo próprio fracasso. A pessoa se vê amedrontada e cria barreiras para si mesma.
Todos sempre querem começar o Ano Novo com o pé direito, a emoção toma conta das pessoas, a sensibilidade afetiva fica mais intensa e nossos pensamentos se direcionam- se para um propósito: amor, paz, prosperidade, saúde e união. A maneira de expressar este propósito é transmitida de geração a geração, podendo ser percebida através de tradições, rituais e simpatias.
Estas tradições podem ser observadas no uso de cores específicas nas roupas para atrair energias positivas, nas músicas, saudações, no cardápio e o brindar da ceia, no reencontro de amigos e familiares distantes, no envolvimento dos meios de comunicação, redes sociais, comércio, mídias e propagandas, ou seja, fica claro um envolvimento em massa das pessoas.
Se você faz ou conhece alguém que adere a essas tradições, o que tem feito para contribuir e atingir suas metas? Reflita sobre o significado de seus desejos e promessas que tem feito, e quais atitudes têm praticado no decorrer do ano para evitar possíveis frustrações. Se continuar agindo da mesma maneira, quais as chances de vir a alcançar seus objetivos? Pode-se afirmar com certeza que as chances estarão reduzidas.
Para que o próximo ano seja, de fato, reflexo de seus desejos, é preciso agir de acordo com eles. Mude hábitos, abandone velhas manias e busque novas estratégias. Se a mudança parece algo muito distante de você, não se desespere. A Psicologia pode ser a sua melhor parceira no caminho da vida que você deseja ter!
Matérias Publicadas
Matéria por
MANUELLA C. CORREIA DE ASSIS
Psicólogo CRP 08/22309 | Londrina
EDNA S. DE ALMEIDA
Psicólogo CRP 08/22310 |
JÉSSICA M. CARVALHO
Psicólogo CRP 08/22311 |