As dores na região lombar tem adquirido grande importância, por afetar uma parcela importante da população economicamente ativa, atingindo homens e mulheres adultos, jovens e adolescentes. As dores nessa região se dão por múltiplos fatores, dentre eles o sedentarismo, envelhecimento, estresse, gravidez, alterações na coluna, má postura e posições incorretas no ambiente de trabalho ou estudos.
Essas dores podem ser consideradas agudas ou crônicas de acordo com o tempo de duração do incômodo. As dores por compressão ou inflamação da raiz nervosa acomete a coluna lombar originada por problemas como hérnia de disco, protusão discal, estenose, muitas vezes irradiando para os membros inferiores com sintomas de parestesia (dormência e diminuição da sensibilidade) ou até fraqueza muscular, sendo bastante desconfortável e incapacitante.
O Método Pilates tem sido muito procurado para o tratamento de dores, principalmente por seus diversos benefícios, pois proporciona ao praticante fortalecimento muscular, ganho de flexibilidade, coordenação, consciência corporal, equilíbrio, postura, previne lesões, alívio de dores e tensões, trazendo-lhes qualidade de vida e bem-estar.
O Pilates é um recurso de tratamento com diversos estudos que comprovam sua eficácia para dor lombar. Os atendimentos são personalizados, de acordo com as necessidades e limites de cada paciente, afinal cada indivíduo é único e singular. Existe um leque repleto de exercícios sem impactos e movimentos com amplitudes livres de dor, onde conseguimos atingir o objetivo do paciente com a orientação de um fisioterapeuta.
A função primordial é estabelecer o fortalecimento profundo do abdômen, (chamado centro de força) com auxílio da respiração (que é um dos princípios fundamentais do método) e a estabilização da coluna, que envolve principalmente os músculos: transverso do abdômen, multífidos e assoalho pélvico. Com o “centro de força” forte e estabilizado, conseguimos realizar qualquer movimento com mais segurança e firmeza, tanto nos exercícios como no dia a dia. A tensão, encurtamento muscular e a mobilização da coluna também precisam ser trabalhados, como já dizia nosso mestre Joseph Pilates: Você é tão jovem como a flexibilidade da sua coluna.
Venha conhecer os benefícios do método Pilates e ter um corpo e uma mente saudáveis.
Os benefícios do Pilates para pacientes com dor lombar:
• Estabilização da coluna;
• Melhora a postura;
• Melhor controle dos movimentos;
• Ganho de força muscular e flexibilidade;
• Alívio do estresse;
• Ameniza ou elimina a dor;
• Melhora a qualidade de vida e bem-estar.
Matéria por
RENATA XIMENES MARTINS
Fisioterapeuta CREFITO 182502-F | João Pessoa