Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB), ou hiperoxigenação hiperbárica, é um método terapêutico no qual o paciente é submetido a uma pressão maior que a atmosférica, no interior de uma câmara hiperbárica, respirando oxigênio a 100%.
O efeito primário da terapia com OHB é aumentar a concentração de oxigênio na corrente sanguínea (plasma), estimulando o processo de cicatrização e combatendo infecções. A disponibilidade de oxigênio favorece condições teciduais para que as funções de defesa locais voltem a funcionar causando um efeito anti-infeccioso e anti-inflamatório.
A oxigenoterapia hiperbárica é um tratamento no qual os pacientes respiram 100% de oxigênio enquanto se encontra dentro de uma câmara hiperbárica pressurizada. Para o tratamento de feridas, os regimes de tratamento com HBOT são de 1,5 a 2 horas por tratamento para 20 a 40 tratamentos e até 60 tratamentos, se necessário.
As principais Indicações são;
1. Feridas da pele e lesões dos músculos;
2. Tratamento de complicações da ferida pós- -operatória;
3. Tratamento de feridas causadas por Radioterapia;
4. Colite, Retite e Cistite Actinicas;
5. Infecções dos ossos (Osteomielite) e Osteoradionecrose;
6. Feridas do 6 ¨ Pé Diabético¨;
7. Feridas e Úlceras das pernas;
8. Trauma com risco de amputação de mambros;
9. Queimaduras térmicas e/ou elétricas;
10. Feridas de difícil cicatrização; Escaras e Úlceras;
11. Enxertos ou retalhos comprometidos e/ ou de risco.
O tratamento com OHB está contemplado no rol de procedimentos mínimos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e tem, portanto, cobertura obrigatória a todos os planos de saúde desde de junho de 2010.
Matéria por
Rodolfo Cesar Visoni Poliseli
Infectologia CRM/PR 20187 | RQE 14826 | Campo Mourão