A nova diretoria da Associação Catarinense de Medicina – ACM tomou posse no dia 20 de outubro de 2017, após eleição realizada em agosto deste ano, na qual médicos de toda Santa Catarina votaram e referendaram as propostas da Chapa “Medicina e Inovação”. O nome escolhido para a formação do grupo de novos dirigentes já demonstra claramente a meta maior de modernizar a entidade associativa, enfrentando o processo de transformação que, atualmente, médicos de todas as especialidades também passam. Isso será realizado com o uso de ferramentas de inteligência, para garantir a sustentabilidade institucional e muitas outras décadas de vida para a mais antiga representação estadual da classe, que há 80 anos acompanha o desenvolvimento do profissional da medicina.
Assim, o estímulo ao empreendedorismo passa a fazer parte da pauta da nova gestão, que ainda busca integrar a ACM com os polos de desenvolvimento tecnológico, para gerar inovação, fazendo o médico ser ouvido nos projetos interligados à saúde. Também é objetivo fomentar a atualização e o uso racional da tecnologia, além de qualificar o médico para a gestão, com capacitação adequada.
É claro que, daremos sequência às essenciais ações por uma assistência à saúde de qualidade e a busca pelo aperfeiçoamento da atividade médica, desde a atualização científica até condições adequadas de trabalho e remuneração digna. Mas vamos incrementar essas atividades, incorporando a ACM nas questões que envolvem a sociedade catarinense, combatendo a crise de representatividade das instituições e reforçando o papel da entidade na proteção da saúde da população de Santa Catarina.
Todas essas metas e muitos outros projetos só se tornarão realidade se o médico também atualizar seu pensamento, entendendo de fato a importância de ir além do consultório, participando de suas representações. Certamente, juntos somos mais fortes. E será esse o espírito que vai orientar as ações da equipe da nova ACM. Mudanças são inevitáveis e, entre as certezas acumuladas na história de cada um, destaca-se o fato de que repetir atitudes iguais não geram resultados diferentes.
Os desafios enfrentados pelos médicos são reais e são muitos. Portanto, não serão resolvidos de uma hora para outra, mas gradativamente. Para isso, precisamos fazer uma aliança de prosperidade da medicina catarinense.
Com esse entendimento, aos associados, agradecemos a confiança e renovamos o propósito da defesa da boa medicina. Aos que ainda não fazem parte do quadro associativo da ACM, fica nosso especial convite, para que venham conhecer de perto o que a entidade já faz e o que ainda fará pelos médicos catarinenses. Ao reafirmar a grandiosidade de nossa profissão, lembramos que as melhorias que desejamos não virão por acaso. Elas precisam ser conquistadas.
Matéria por
Ademar Jose De Oliveira Paes Junior
Radiologia CRM/SC 9205 | RQE 5284 | Florianópolis