A avaliação neuropsicológica na infância
É comum que o ingresso da criança na escola traga consigo a percepção de inúmeras dificuldades que até então não eram notadas. A partir deste momento, a corrida em busca de explicações e ajuda tiram o sono de muitos pais. Será uma dificuldade passageira ou uma alteração no desenvolvimento?
A avaliação neuropsicológica vem auxiliar na investigação de alterações que, na grande maioria das vezes, não podem ser vistas através de exames de imagem, como é o caso, por exemplo, do autismo e do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade.
Em resumo, esta ciência estuda a relação entre o cérebro e o comportamento humano, objetivando investigar as funções corticais superiores, como a atenção, memória, linguagem, processamento de informações, capacidade de aprendizagem, planejamento, etc. E diante da análise dessas funções, busca identificar alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental, relacionando, não apenas as dificuldades, mas também as habilidades da criança.
Só há benefícios quando identificamos essas alterações, visto que, a partir dai, é possível auxiliar diagnósticos médicos, planejar modos de intervenção adequados e planos de reabilitação das funções afetadas.
Matérias Publicadas
Matéria por
ALESSANDRA DA SILVA ARAÚJO
Psicólogo CRP 08/19896 | Cianorte
ANA CRISTINA DA SILVA ARAÚJO
Psicólogo CRP 08/14123 |