FODMAPs na redução de sintomas gastrointestinais em pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII)
O que é FODMAP?Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides e Polyols, é o conjunto de alimentos fermentáveis que são mal absorvidos pelo nosso organismo e que podem causar desconforto intestinal.
Os alimentos fermentáveis referidos são os carboidratos não digeridos pelo trato digestivo humano. Os oligossacarídeos são os Fruto- -oligossacarídeos (FOS) e os Galacto- -oligossacarídeos (GOS). Dentre os dissacarídeos se inclui a lactose, e dos monossacarídeos a frutose. O grupo dos polióis é representado principalmente pelo sorbitol e manitol.
A dieta de baixo FODMAP é prescrita, temporariamente, até que os alimentos gatilhos sejam identificados. Isso porque a carga prebiótica da dieta é baixa, o que pode levar a quadros de constipação e disbiose, caso ela seja mantida por muito tempo.
Na estratégia da dieta com baixo teor de FODMAP, retiram-se da dieta todos os alimentos contidos numa grande lista. Orienta-se o paciente a seguir com a dieta por 4 a 6 semanas, e depois a introdução desses alimentos acontece gradativamente, por grupos e em baixa quantidade. Inicia-se por frutose, lactose, sorbitol e manitol. Após, continua-se com fructanas e GOS (rafinose). Deve-se tentar aumentar as quantidades de cada grupo até a tolerância máxima.
Estudos recentes comprovam a eficácia da exclusão temporária de alimentos ricos em FODMAPs na redução de sintomas gastrointestinais em pacientes, com SII. Para cerca de 75% dos pacientes as queixas de sintomas gastrointestinais diminuem para quase metade.
Lembrando sempre que ninguém deve começar uma dieta restritiva ou tratamento por conta própria. Procure sempre um profissional para orientá-lo.
A maior parte da população mundial sofre com problemas gastrointestinais (GI) como flatulência, inchaço abdominal, diarreia, constipação ou síndrome do intestino irritável (SII), situações que, frequentemente, estão relacionadas com a má digestão de alimentos.
Matérias Publicadas
Matéria por
Ana Carolina Lopes
Clínica Geral CRM/PR: 28291 | Umuarama