Alienação Parental
Pesquisas informam que 90% dos filhos de pais separados ou em processo de separação já sofreram algum tipo de Alienação Parental, e que hoje, mais de 25 milhões de crianças sofrem esse tipo de violência.
Alienação Parental é a difamação que o pai ou a mãe faz do outro para o filho sem justificativa, contaminando a criança para que o odeie com o objetivo de destruir a confiança no genitor(a) alienado(a), transformando assim, o ex companheiro(a) em atual inimigo.
Pesquisas informam que 90 % dos filhos de pais separados ou em processo de separação já sofreram algum tipo de Alienação Parental, e que hoje, mais de 25 milhões de crianças sofrem esse tipo de violência.
Ressaltamos que não é nenhum mérito estar em primeiro lugar. O resultado deste processo é um profundo sentimento de desamparo, fazendo com que a criança se sinta sem referência. Trazendo assim, graves consequências como somatização, comportamento antissocial, depressão, distúrbios mentais entre outros.
Nenhum filho quer se portar como juiz, em ter que decidir com quem quer ficar, pois seu desejo é ver seus pais juntos e sem conflitos, dando-lhes carinho, amor e proteção. Quando a criança passa por essa situação de separação dos pais, o seu eu, a sua estrutura, núcleo de referência são também destruídos.
A responsabilidade de ter filhos é muito maior do que se pode imaginar. Os pais não conseguem educar dando só conselhos, é preciso dar exemplos. Diante disto, gostaríamos de deixar a nossa preocupação, pedindo para que os pais tentem enxergar além de si próprios, pois o final disso tudo é sofrimento para toda família, onde as crianças são as maiores vítimas.
Matérias Publicadas
Matéria por
Ellen Cristina Soares Ceranto
Psicóloga CRP: 08/12412 | Umuarama
Sumaia Mahmoud Nage
Psicóloga CRP: 08/12684 |