A Síndrome da Disfunção Lacrimal, mais comumente conhecida como Olho Seco, constitui uma das principais razões do paciente procurar o atendimento oftalmológico e vem sendo observada cada vez mais frequente nos consultórios. Em pacientes acima de 40 anos de idade, a prevalência varia entre 5 e 35%.
A análise da história clínica é funda- mental para o diagnóstico de olho seco. Os sintomas são variados e de intensi- dades variáveis. As queixas são prurido, queimação, ardor, sensação de areia ou corpo estranho nos olhos e fotofo- bia. Nos dias de hoje, várias condições ambientais e de trabalho propiciam o agravamento dos sintomas, como po- luição atmosférica, poeira, fumaça, dias de baixa umidade do ar e ambientes em que ar-condicionado, ventiladores ou aquecedores estão ligados de forma constante. Outras condições que favo- recem a evaporação do filme lacrimal, por diminuir a frequência do piscar, são os esforços visuais prolongados, como leitura, trabalhar no microcomputador (tablets), dirigir ou assistir televisão. O uso de lentes de contato, cirurgias refrativas e plásticas palpebrais tam- bém acarretam mudanças na superfície ocular que resultam em ressecamento.
O tratamento depende do nível do olho seco e, muitas vezes, há necessi- dade da personalização do tratamento, mas a correção dos fatores ambientais, o controle da doença de base, quando existente, e o uso de lubrificantes ocu- lares são as bases terapêuticas dessa afecção, suplementação da lágrima, estimulantes da secreção lacrimal, te- rapia anti-inflamatória, ácidos graxos essenciais, oclusão do ponto lacrimal ou uso de plugs.
Por isso, é muito importante fazer vi- sitas ao oftalmologista, para o correto diagnóstico da presença ou gravidade da síndrome dos olhos secos.
Nos dias de hoje, várias condições ambientais e de trabalho propiciam o agravamento dos sintomas, como poluição atmosférica, poeira, fumaça, dias de baixa umidade do ar e ambientes em que ar-condicionado, ventiladores ou aquecedores estão ligados de forma constante.
Matéria por
Alexander Rodrigo Hasimoto
AGENDAR CONSULTA
Oftalmologia CRM 23982 | RQE 1788 | Ponta Grossa