O público-alvo principal é o indivíduo que precisa retirar a próstata para tratar um tumor maligno na glândula.
Entretanto, pacientes diabéticos que apresentam impotência também estão sendo testados com a técnica e obtido resultados satisfatórios. Como a doença também prejudica o sistema nervoso dos membros, a nova operação também pode ajudá-los.
A indicação cirúrgica não leva em consideração a idade, sendo mais comumente realizada em indivíduos dos 50 aos 75 anos, com resultados semelhantes entre as faixas etárias.
Outra indicação possível é o indivíduo que sofreu um trauma na bacia. Há estudos inclusive se o reforço na inervação da região compensa a falta de circulação local.
Como a cirurgia é realizada?
Depois de uma anestesia geral ou peridural, o médico faz algumas incisões nos dois lados da virilha, na base do pênis e nas laterais de ambas as pernas para retirar o nervo sural. Em seguida, o mesmo é dividido em dois, sendo inserida cada metade em um lado da virilha.
A operação dura, em média, cinco horas. A recuperação envolve um treinamento de excitação, com estímulos visuais e masturbação para incentivar a ereção. Com exceção dos incômodos comuns da cirurgia, não foram registrados efeitos colaterais importantes até o momento. Há relatos de perda de sensibilidade na lateral dos pés, porém quase imperceptível.
Disfunção erétil: números e prevenção
Os estudos epidemiológicos de disfunção erétil foram realizados na década de 90 e são utilizados até hoje. Aproximadamente 50% dos homens com mais de 40 anos de idade têm problemas de ereção, e quanto maior é a faixa etária, maior a probabilidade de disfunção erétil, bem como a sua gravidade. Lembrando que um em cada seis homens adultos vai ter câncer de próstata. Mas tem também a questão sexual. Aproximadamente 30% dos homens adultos têm diminuição da testosterona.
A cirurgia de Nervos Periféricos é uma área muito promissora, sendo ampla a ponto de atuar em praticamente todo o corpo humano. Procure um especialista para tirar suas dúvidas.
Matéria por
Fábio Viegas
Neurocirurgia CRM/PR 25.867 | RQE 19049 | Ponta Grossa