A administração do ozônio deve sempre ser realizada por um profissional de saúde
A ozonioterapia é uma terapia médica que consiste em administrar o ozônio no corpo, que é um gás composto por 3 átomos de oxigênio (O3), com intuito de melhorar a oxigenação dos tecidos, aumentar a resposta do sistema imunológico a doenças infecciosas como feridas infectadas, e ajudar a aliviar a dor crônica causada pela artrite reumatóide ou fibromialgia, por exemplo.
A administração do ozônio deve sempre ser realizada por um profissional de saúde, como médico, podendo ser aplicado por injeção direta no músculo, entre as vértebras ou nas articulações.
Embora seja uma terapia segura e com poucos efeitos colaterais, a ozonioterapia é indicada somente como um tratamento alternativo para auxiliar no combate a doenças crônicas, e não substitui o tratamento médico convencional.
A terapia com ozônio funciona aumentando a quantidade de oxigênio nos tecidos e interrompendo processos não saudáveis no corpo, como o crescimento de bactérias patogênicas se houver uma infecção, ou impedindo alguns processos oxidativos, podendo por isso ser usado para auxiliar diversos problemas de saúde:
Terapia Complementar contra o câncer.
Não substitui o tratamento médico convencional, é complementar.
Alguns estudos mostram que a ozonioterapia pode ajudar a auxiliar no tratamento do câncer, por reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia como cansaço excessivo, náuseas, vômitos, mucosite [lesões em boca e garganta que causam desconforto durante a alimentação] ou queda de cabelo, por exemplo, melhorando o bem-estar físico e mental e resultando em melhor qualidade de vida.
Doenças osteomusculares
A ozonioterapia pode auxiliar no tratamento de doenças osteomusculares como osteoartrite, bursite, síndrome do túnel do carpo, hérnia de disco ou distúrbio da articulação temporomandibular, por exemplo, pois tem ação antioxidante, anti-inflamatória e analgésica, além de melhorar a circulação sanguínea nos ossos e cartilagens, ajudando a reduzir a dor crônica causada pelo desgaste ou inflamação das articulações.
Um estudo mostrou que a aplicação do ozônio diretamente nas áreas afetadas, pode ajudar a reduzir significativamente a dor causada por doenças osteomusculares e melhorar a qualidade de vida.
Além disso, alguns estudos mostram que a ozonioterapia também pode ser usada para aliviar a dor crônica causada pela fibromialgia.
Como é feito?
O tipo de tratamento varia de acordo com a indicação médica e deve ser realizada de forma individualizada, dependendo da condição a ser tratada.
Quando não deve ser usado?
A ozonioterapia não deve ser realizada em: gestantes ou em amamentação, hipertireoidismo não controlado, intoxicação alcoólica ou problemas sanguíneos, especialmente anemias hemolíticas.
Matéria por
Luciano Valadares
Cirurgia Geral CRM/PR 36159 | RQE 20799 | Ponta Grossa