O envelhecimento é um processo multifatorial caracterizado pela diminuição da habilidade dos sistemas orgânicos em geral em responder ao estresse endógeno ou exógeno, seja ele exercido por meio de agentes químicos, físicos ou biológicos. Todos os tecidos passam por alterações com o envelhecimento, porém, na pele da face, essas alterações são mais facilmente reconhecidas. Atrofia, enrugamento, ptose e lassidão representam os sinais mais aparentes de uma pele senil.
O envelhecimento ocorre de forma gradual e pode ser intrínseco - decorrente de fatores inerentes à passagem do tempo ou hereditários, ou extrínseco – decorrente da exposição do indivíduo a fatores externos que precipitam a degradação celular como a radiação solar. Estudos comprovam que com o passar dos anos, inicia-se um processo de perda de água pela pele e as fibras de colágeno tendem a diminuir pela redução do número de fibroblastos na derme.
Com isso a pele tende a se tornar progressivamente enrugada e mais delgada. Progressivamente, após os trinta anos, a pele da face torna-se mais flácida e começa a ocorrer o aprofundamento do sulco nasolabial. A formação de uma saculação na região lateral da mandíbula também é notada.
Após os quarenta anos, a epiderme torna-se mais frouxa, e as rugas e sulcos começam a surgir, perpendiculares às linhas de ação muscular. Após os cinquenta anos, o canto dos lábios começa a cair e também a ponta do nariz. Existe uma sensação de sobra de pele na face.
A flacidez das pálpebras reduz a abertura do olho. Outros fatores como o tabagismo, a exposição à poluição ambiental, o uso abusivo de álcool e drogas, alimentação desequilibrada e estresse, também podem desencadear o surgimento precoce de rugas, alterações de pigmentação, atrofia, perda do suporte dérmico, telangiectasias e lesões pré e cancerosas cutâneas. Felizmente a prevenção pode trazer um envelhecimento maduro, harmonioso e glamouroso nos níveis físicos, espirituais e mentais com cuidados gerais.
A cirurgia melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas quando necessário e é realizada em adultos que têm tecido facial e músculos saudáveis, com metas realistas sobre o procedimento. A cirurgia proporciona aparência rejuvenescida na área ao redor dos olhos, fazendo com que o olhar pareça mais descansado e alerta após a cirurgia de correção das pálpebras, pois a cirurgia da pálpebra superior remove o excesso de depósito de gordura que aparece como inchaço nas pálpebras superiores e inferiores. Quem pode fazer a cirurgia?
• Pessoas saudáveis sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia;
• Não fumantes;
• Com perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia;
• Sem condições oculares graves.
Cuidados pré-operatórios:
Previamente à cirurgia, pode ser necessário: Fazer exames de laboratório ou avaliação médica clínica e oftalmológica, tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais, parar de fumar bem antes da cirurgia, evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento entre outros cuidados orientados pelo seu médico.
A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem terá de decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da blefaroplastia são aceitáveis, pois o cirurgião irá explicar, em detalhes, os riscos associados à cirurgia e indica-lá e você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais explicadas.
Ao escolher um médico para a cirurgia de pálpebras, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia. Os resultados finais da cirurgia da pálpebra aparecerão dentro de algumas semanas, mas, pode levar até um ano para a linha de incisão refinar totalmente. Embora a cirurgia da pálpebra possa corrigir determinadas condições permanentemente, há o envelhecimento natural ao longo da vida, é preciso que haja proteção solar adequada para ajudar a manter os resultados.
Somos um conjunto de cuidados desde o nascimento, adolescência e vida adulta, nossos hábitos alimentares, estilo de vida tem seu impacto no aspecto estético geral de cada pessoa. A saúde é um bem intransferível, cuide da sua com muito amor e propósito verdadeiro de vida.
Matéria por
Ursula Zarpellon
Oftalmologia CRM/PR 17456 | RQE 11665 | Ponta Grossa