Como definição a ejaculação precoce ou rápida consiste na ejaculação, persistente ou recorrente, com mínimo estímulo sexual antes ou imediatamente após a penetração e ocorrendo antes que o indivíduo deseje. De uma maneira mais simples, se o homem não consegue ejacular no momento ideal para o casal, por falta de controle, ele sofre de ejaculação rápida. Apesar disto algumas situações são altamente sugestivas como ejacular antes de 1 a 2 minutos após a penetração.
A ejaculação não é considerada precoce e sim temporária em casos em que o indivíduo tenha uma atividade sexual pouco frequente ou permaneça por abstinência sexual por longo tempo. Os intervalos longos entre as relações diminuem o limiar ejaculatório na maioria dos homens. Outras condições temporárias seria a ejaculação rápida encontrada em adolescentes ou homens inexperientes sexualmente que passam por este transtorno em apenas algumas fases de suas vidas. Considerada uma das disfunções sexuais masculinas mais frequentes, atinge cerca de 30 á 40% dos homens, independente de idade ou nível socioeconômico. Pessoas que sofrem de ejaculação rápida são incapazes de apreciar e prolongar o prazer do ato sexual atingindo rapidamente o orgasmo e terminando de maneira súbita e imprevisível toda a relação. Um homem nestas condições ejacula por reflexo, logo que atinge um nível crítico de excitação sexual.
SOFRIMENTO DA PARCEIRA
Mas a ejaculação precoce, a exemplo de outras disfunções sexuais, não causa sofrimento só ao paciente. Ela afeta diretamente a parceira e à medida que provoca diminuição do seu prazer sexual. Com o tempo esta situação repercute na qualidade de vida sexual do casal com a mulher lamentando a falta de atitude e empenho do homem, podendo até gerar uma sensação de desprezo. Dependendo da maneira como a parceira se sinta afetada, esta situação pode levar a destruição gradativa da vida sexual do casal e até mesmo o fim do relacionamento.
COMEÇAR A RESOLVER
Toda a ejaculação é considerada um processo reflexo que se inicia no pênis e caminha até o cérebro, onde se inicia todo o processo que resulta no orgasmo e expulsão do esperma. Alguns estudos recentes demonstram que o homem portador de ejaculação precoce apresenta reações cerebrais mais exageradas ou fortes em relação a estímulos penianos, que resultam em uma rápida expulsão do esperma. A este nível determinados neurotransmissores estão implicados como a serotonina e /ou adrenalina. Uma situação frequente ocorre em pessoas muito ansiosas onde o nível de adrenalina é muito elevado favorecendo uma ejaculação rápida. O aumento de níveis de serotonina teria efeitos contrários gerando um controle melhor da ejaculação. Podemos afirmar, entretanto que não há uma causa única para a ejaculação rápida, podendo resultar de inúmeras causas diferentes e associadas até mesmo como consequência da disfunção erétil. É também muito provável que seja resultado de uma mistura de fatores psicogênicos e orgânicos. Infelizmente, apesar de tanta repercussão na cama, a ejaculação precoce continua um tabu. Muitos jamais procuram ajuda e, quando o fazem, demoram em média 3 anos para chegar a um profissional. Quando não tratada pode afligir um homem durante toda sua vida. Embora este problema seja altamente angustiante ele pode ser tratado de maneira eficaz. O seu tratamento é extremamente compensador, pois uma intervenção breve pode extinguir de vez uma dificuldade perturbadora existente há longo tempo e que pode afetar de maneira adversa e profunda à vida sexual do casal.
Matéria por
Marcio De Carvalho
Urologia CRM/PR: 12020 | RQE 6499 | Maringá