Odontologia Domiciliar e Hospitalar - Home Care
O atendimento domiciliar ou hospitalar, também conhecido como “Home Care” tem ganhado cada vez mais notoriedade com os avanços da tecnologia. Além disso, a necessidade da praticidade e conforto para pacientes com necessidades especiais, incluindo os pacientes idosos e acamados, faz do Home Care uma alternativa essencial para a manutenção da saúde bucal. O cirurgião-dentista surgiu antes do consultório odontológico e independente deste, quando a humanidade se estabeleceu em grupos e passou a cuidar dos indivíduos que a formavam.
O indivíduo mais habilidoso, ou talvez mais sensível, passou a interessar- se pela dor do outro e buscar o atendimento/cuidado. O “Cuidar em casa” não é exatamente uma novidade; tampouco deve ser tratado como um modismo, mas sim como uma modalidade mais contemporânea de cuidar. A atividade odontológica voltada ao atendimento domiciliar cuida de indivíduos que não poderiam, de outra forma, receber tratamentos adequados em Odontologia; e compreende, principalmente, os idosos e aqueles indivíduos considerados “pacientes com necessidades especiais.
O “cuidar em casa” propõe que a estrutura convencional seja oferecida na residência com segurança e comodidade e desta modalidade de atendimento surgem particularidades que a diferenciam de qualquer outro tipo de atendimento, como o hospitalar ou ambulatorial. Locais não tradicionais para o atendimento dentário (domicílios particulares, lar de idosos e leitos de hospitais) podem ser ambientes utilizados pelo cirurgião-dentista e sua equipe. Esses assuntos representam desafios especiais para a prática profissional da Odontologia e, consequentemente, para a educação do dentista.
É comum, familiares ou responsáveis procurarem atendimento odontológico para o paciente idoso ou com necessidades especiais somente em situações emergenciais, principalmente diante dos quadros de dor, e isto pode ocorrer porque existe uma carência na oferta de atendimento odontológico à população que apresenta alguma deficiência, seja física, intelectual, comportamental ou alguma alteração sistêmica, e o serviço de Home Care odontológico vem preencher essa lacuna, principalmente para o atendimento da pessoa idosa que necessita manter uma condição bucal satisfatória para manutenção da saúde sistêmica e melhora na sua qualidade de vida.
Os conhecimentos e habilidades específicos de diversos profissionais em saúde, compondo uma equipe multidisciplinar, parece ser a melhor alternativa para a estruturação da atenção à saúde de pacientes com necessidades especiais, já que este paciente apresenta uma multiplicidade de sinais e sintomas que, geralmente, correspondem a uma multiplicidade de doenças. Deste modo, essa visão multidisciplinar e atenção integral ao paciente, no seu leito, permitem a execução de um tratamento confortável, de qualidade e com segurança, com equipamentos e profissionais qualificados que realizam o acompanhamento odontológico a pacientes em regime de internação domiciliar, trabalhando em conjunto com a equipe médica, tratando efetivamente e atuando preventivamente junto aos profissionais de enfermagem, orientando- os na higienização e manutenção da saúde bucal, para garantir uma maior qualidade de vida e uma condição bucal satisfatória que, muitas vezes, poderá ser determinante para o bom estado de saúde geral.
Das várias indicações para o atendimento odontológico por Home Care, podemos destacar os pacientes com depressão ou fobias que, muitas vezes deixam de ir ao dentista devido aos traumas sofridos ou por falta de autoestima, que pode interferir no autocuidado e resultar na higiene bucal precária, na deficiência nutricional e na fragilidade física, levando o paciente a um maior acúmulo de biofilme dentário/ bucal e maior predisposição ao aparecimento de lesões de cárie e doença periodontal, consequentemente, uma maior prédisposição de processos inflamatórios e infecciosos.
Outro grupo de pacientes que necessitam de atendimento odontológico em domicílio são os idosos, principalmente os acamados ou com dificuldade de locomoção que preferem ser atendidos em sua casa devido à praticidade do atendimento e pela dificuldade de mobilidade. Isto também ajuda muito a família que vê nessa alternativa uma forma mais efetiva R. Escritor Sebastião de Azevedo Bastos, 520 Manaíra. João Pessoa/PB - (83) 3031-7840 da higienização bucal e controle das doenças bucais, como a doença periodontal e a cárie dental. Pacientes idosos, normalmente, têm diminuição da qualidade e quantidade de saliva que têm a função de proteger a mucosa e os dentes, podendo também acontecer pelo uso de medicamentos como hipertensivos, antidepressivos, corticoides, entre outros. Desta forma, ficam vulneráveis às diversas lesões que possam acontecer na boca e precisam de acompanhamento periódico para compensar essas alterações.
Matéria por
GLÓRIA MARIA PIMENTA CABRAL
Odontologia CRO 2928 | João Pessoa