Bioestimuladores são produtos ou tecnologias que estimulam a produção do colágeno natural, levando à melhora do envelhecimento cutâneo, melhora da flacidez, firmeza e textura da pele. Os principais produtos injetáveis no mercado com essas características de Bioestimulação são o Ácido Polilático (Sculptra®), Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e de surgimento mais recente o Policaprolactona (Ellansé). Todos esses são aplicados de forma injetável (com cânula ou agulha) e promovem a melhora progressiva e gradual da pele, sendo o resultado final observado 6 a 12 meses após a primeira aplicação.
Como o próprio organismo produz colágeno, a melhora observada é bem natural. O número de sessões varia de acordo com as características de cada paciente: idade, grau de flacidez e do produto utilizado. Geralmente, são necessárias de 1 a 3 sessões com intervalos mensais. Além da face, podemos fazer esse tratamento em outras regiões do corpo, como pescoço, colo, braços, abdome e região glútea, para melhora da flacidez e celulite. Outra opção de injetável para estímulo dérmico é o Skinbooster.
Ele consiste na aplicação do Ácido Hialurônico para hidratar e devolver aquele aspecto jovem à pele. Há um ganho de brilho e estímulo de colágeno na região aplicada. Dentre os fios de sustentação, temos, por exemplo os fios de Polidioxanona (PDO), que é um fio monofilamento, reabsorvível no espaço de 6 a 8 meses de forma, comprimento e espessura variáveis e que, colocado na derme profunda, estimulam as células dérmicas a produzir novos elementos estruturais, induzindo, assim, um rejuvenescimento e suporte cutâneo progressivos.
Nas tecnologias para bioestímulo, cita-se o ultrassom micro e macrofocado, que é um tratamento que foi desenvolvido com o intuito de proporcionar efeito de lifting facial de forma não invasiva e não cirúrgica. Essa tecnologia utiliza o calor para promover a melhora da flacidez. As ondas do ultrassom conseguem atingir e aquecer as camadas mais profundas da pele, e este processo leva à contração dessas fibras e estimula a formação de colágeno novo no local.
Isso provoca uma contração muscular que causa efeito de lifting facial imediato após o tratamento e se prolonga por meses, tendo seu pico em torno do quarto ou quinto mês, período no qual a produção de colágeno se encontra em estágio máximo, resultando em melhora importante da flacidez. Outras tecnologias importantes que agem na biostimulação, incluem laser e radiofrequência microagulhada. Cada paciente deve ser avaliado, para a criação de um plano de tratamento individualizado, vizando sempre otimizar os resultados.
Matéria por
Perola Peres da Fonseca e Castro
Dermatologia CRM/RJ – 52-892807 | RQE 21888 | Macaé
Vera Peres Gloria da Fonseca e Castro
Dermatologia CRM/RJ 5225230-8 | RQE 3075 |