O que o famoso “botox” pode fazer pela beleza e saúde da pele.
Nos últimos anos os tratamentos com a toxina botulínica, conhecida como “botox” tornaram-se cada vez mais populares. Essa substância é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a mesma causadora do botulismo (doença onde a toxina ingerida em alimentos contaminados bloqueia os sinais nervosos do cérebro para o músculo, causando paralisia generalizada). Foi em meados da década de 80 que seu uso em pequenas doses foi iniciado para tratamentos de alterações da musculatura ocular e logo foi descoberto os benefícios para as linhas de expressão.
Observou-se que, essas injeções em quantidades muito pequenas, em um músculo específico, bloqueiam apenas o impulso que orienta este músculo causando o relaxamento local, amenizando assim as rugas causadas pela contração da musculatura facial.
Desde então o tratamento das rugas dinâmicas da face vem sendo aprimorado e aplicado por médicos Dermatologistas e Cirurgiões plásticos.
Como é o tratamento e quais as indicações da toxina Botulínica?
O tratamento envolve injeção na musculatura abaixo da pele em pontos específicos. A toxina começa a fazer efeito em poucos dias e tem o efeito de relaxamento máximo em aproximadamente 21 dias, depois esse efeito perdura por cerca de três a seis meses até que desaparece gradativamente, enquanto a ação muscular retorna. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.
As principais indicações para fins estéticos são as rugas dinâmicas da face (as que aparecem com o movimento da musculatura da mímica facial) para evitar que essas linhas fraturem a pele e fiquem aparentes mesmo ao repouso. As áreas tratadas são fronte (testa), glabela (área entre as sobrancelhas), região ao redor dos olhos, rugas ao redor dos lábios. Também usamos a toxina para afinar o rosto em pessoas com o músculo masseter evidente, reposicionar a sobrancelha, para tratar o pescoço e evitar uma tração da parte inferior da face, entre outras aplicações.
Dentre outros tratamentos que utilizam a toxina botulínica estão tratamento para sudorese excessiva (hiperidrose), enxaqueca e outras doenças de pele.
Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam- se com a injeção local. No dia do procedimento não se deve fazer atividade de esforço (musculação) e é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento. Converse com seu dermatologista sobre indicações para seu caso!
Matéria por
Camila Orathes
Dermatologia CRM/PR 29155 | RQE 23158 | Apucarana