O esquema acima ilustra a entrega de medicamento na derme (camada da pele). Através da microagulhas que fazem um movimento de vai-e-vem a substância desejada é infundida na região ideal da pele.
A microinfusão de medicamentos na pele (MMP®) desponta como técnica inovadora para diversos tratamentos na dermatologia.
Atualmente, contamos com um arsenal cada vez maior para os tratamentos dermatológicos. Das doenças aos cuidados estéticos, a abordagem diagnóstica e os tratamentos estão em constante evolução.
Uma técnica desenvolvida recentemente pelo médico dermatologista brasileiro Dr. Samir Abranche, e que tem ganhado destaque em vários seguimentos da dermatologia, é a microinfusão de medicamento na pele (MMP®).
Este tratamento consiste na introdução de diversas substâncias dentro das camadas da pele através de microagulhas. As microagulhas são acopladas a um aparelho e trabalham em movimentos contínuos de vai e vem, entregando a medicação desejada na pele. Devido a este mecanismo de forças de cisalhamento, os ativos conseguem ser distribuídos uniformemente e na profundidade desejada pelo médico.
A depender da necessidade do paciente, são usados diferentes medicamentos e ativos. Hoje usamos a MMP para tratar doenças de pele como psoríase, leucodermia gutata (manchas brancas causadas pelo sol), verrugas, alguns tumores benignos e outras dermatoses. Na tricologia (parte da dermatologia que trata os cabelos e couro cabeludo), a técnica vem apresentando resultados promissores no tratamento da alopecia androgenética (calvície) e outras causas de queda dos fios. Também aplicamos ativos clareadores no tratamento do melasma e manchas; medicamentos antioxidante e antienvelhecimento para melhora do viço da pele, cicatrizes e estrias.
O tratamento com a técnica de MMP não é totalmente indolor, mas de forma geral é bem tolerado pelos pacientes, para os mais sensíveis podemos utilizar anestésicos em creme. A sessão geralmente é rápida, durando em média 40-45 minutos. O número de sessões varia de acordo com a patologia e a necessidade do paciente, seja para lesões de pele ou cabelos. O intervalo entre as mesmas irá variar de acordo com a indicação para cada caso.
É importante destacar que esta técnica exige conhecimentos específicos para ser realizada e por essa razão recomenda-se que os pacientes procurem médicos dermatologistas que sejam membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O tratamento muitas vezes associa-se a outros cuidados que serão prescritos pelo médico.
Afecções tratadas através da microinfusão de medicamentos na pele:
Leucodermia Solar;
Cicatrizes de Acne;
Fotoenvelhecimento;
Melasma;
Queloides;
Verrugas;
Cicatrizes;
Estrias;
Alopécia Androgenética (Calvície),
Psoríase;
Siringomas.
Matéria por
Camila Orathes
Dermatologia CRM/PR 29155 | RQE 23158 | Apucarana