Na sociedade contemporânea, há uma procura exaustiva pela beleza e muitos estudos têm sido desenvolvidos em busca da definição dos padrões de beleza. Após avaliação das mulheres mais lindas do mundo, análise computadorizada e mapeamento facial de várias celebridades, percebemos que a beleza depende de ângulos e proporções ideais da face. Pensando nisso, uma nova técnica que busca a simetria e harmonização facial por meio de procedimentos estéticos tem sido desenvolvida e bastante utilizada por dermatologistas: o “beautification”, um neologismo para embelezamento.
A ideia do beautification é realçar a beleza natural de cada paciente, destacando os pontos favoráveis e suavizando ou corrigindo os pontos desarmônicos. É uma nova tendência no mundo da estética utilizada para rejuvenescimento em que o dermatologista não prioriza o tratamento isolado das rugas, mas uma melhora das proporções do rosto. As pessoas não querem somente ter uma aparência mais jovem, elas querem ter uma bela aparência. O beautification busca criar uma harmonia, deixar o rosto menos cansado, mais harmônico e atraente.
Na maioria dos casos, são utilizados preenchedores à base de ácido hialurônico que se moldam perfeitamente na pele, trazendo resultados naturais. São realizados pontos de preenchimento em lugares estratégicos da face que ajudam a realçar a beleza e trazem luminosidade e sustentação (efeito lifting). Através dos conceitos de visagismo, harmonização e, claro, muito bom senso e experiência na área, é possível deixar uma pessoa mais atraente, bela e com aparência descansada e mais jovem. Para isso, é necessário um estudo das proporções da face e uma análise detalhada da necessidade de cada paciente. Podemos arrebitar mais o nariz, projetar as maçãs do rosto, melhorar o contorno, volumizar os lábios e atenuar olheiras e sulco. Quase tudo pode ser melhorado ou valorizado.
O que as mulheres mais lindas têm em comum? Ao observarmos os rostos mais lindos do mundo, percebemos uma “sombra do blush” mais nítida, ângulos bem definidos, contornos impecáveis, lábios volumizados, sem exageros. Existe um certo padrão de beleza, no entanto, é preciso entender que não podemos sair fabricando rostos iguais. A ideia do beautification é realçar a beleza natural do paciente, mas devemos sempre preservar a característica individual de cada um.
A partir de agora, surge uma nova era no tratamento do envelhecimento da face, onde o foco não é mais esconder rugas, e sim suavizá-las, procurando, acima de tudo, resultados naturais e embelezadores. A melhor parte desta tendência é que conseguimos fazer quase todos esses tratamentos sem cirurgias, com procedimentos minimamente invasivos e sem afastamento das atividades diárias.
Matéria por
Gabriela Diniz
Dermatologia CRM/PB 7662 - CRM/PE 19496 RQE 4051 | João Pessoa