A Fisioterapia convencional traz muitos benefícios à saúde do indivíduo, tanto no âmbito curativo, como no preventivo, porém não é a melhor escolha quando se pretende uma recuperação em menor tempo e com excelência em resultado. A Terapia Manual propõe e cumpre os requisitos anteriores, sua prática ganhou uma enorme popularidade graças aos resultados que ela provê, mesmo em casos mais complexos e crônicos que não responderam aos tratamentos convencionais.
A Terapia Manual é o método mais eficaz e completo para uma reabilitação físico-funcional. Ela age nas causas e consequências das patologias e por isso seu resultado é rápido e eficiente.
Terapia Manual não é massagem, são mobilizações, manipulações, movimentos passivos fisiológicos e acessórios que têm por objetivo restaurar a amplitude de movimento das articulações, músculos, nervos e fáscias, devolvendo a função normal destes sistemas, funcionando como um potente analgésico para o paciente (ou seja, tira a dor ao restaurar a função).
Existem várias técnicas de Terapia Manual, e cada paciente necessita muitas vezes de mais de uma técnica para se atingir os objetivos do tratamento, por isso é imprescindível que o Fisioterapeuta tenha formação específica e habilidade através da experiência clínica para avaliar adequadamente e traçar os objetivos e condutas para cada caso.
Uma das técnicas dentro da especialidade de Terapia Manual é o Maitland. No conceito Maitland, o tratamento da disfunção músculoesquelética de um paciente baseia-se, como qualquer outro tratamento, num correto diagnóstico. O diagnóstico abrange os sintomas, movimentos e posições das articulações envolvidas, para tanto é imprescindível experiência clínica e diagnóstico funcional correto para que haja bons resultados terapêuticos, pois muitas vezes é necessário um posicionamento e uma mobilização tridimensional para se alcançar os resultados almejados.
O Maitland preconiza 5 níveis diferentes de mobilização/manipulação e graças a isto podemos aplicar desde uma patologia aguda até uma crônica com presença de artrose severa e osteoporose por exemplo. Por isso pode ser aplicada nas mais diversas patologias, adequando á técnica às alterações que o paciente apresenta. Por exemplo: artrose, osteoporose, espondilólise, espondilolistese, lombalgia, ciatalgias, cervicalgia, braquialgias, toracicalgia, sacroileites, síndrome facetária, hérnias de disco, síndrome do piriforme, bursites, tendinites, artrites, fibromialgia, síndrome do túnel do carpo, condromalácea patelar, distúrbios da ATM, cefaleia, dentre outras diversas alterações que o Maitland, técnica da especialidade da Terapia Manual, trata com qualidade e eficácia.
A principal característica do método Maitland é que há possibilidade de alívio imediato da dor e restauração da função logo na primeira sessão.
Após a restauração da função o ideal é realizar uma estabilização do segmento tratado através da Reeducação Postural Global – Sistema Australiano ou até mesmo exercícios de fortalecimento específico e personalizado na Cinesioterapia Funcional, para saber se o seu problema tem tratamento agende uma avaliação.
A Physiolife Concept Clinic traz para você sempre o que há de mais moderno e eficaz para seu tratamento, porque você merece o melhor.
Matéria por
Gislaine Grejanin Barroso Saran
Fisioterapeuta Crefito 8 / 62751 - F | Campo Mourão