O número de pessoas com excesso de peso aumenta no mundo a cada dia – só no Brasil, 52% dos adultos estão acima do peso! - e a cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento de pacientes com obesidade. Tecnicamente chamada de Gastroplastia e também conhecida como cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou ainda de cirurgia de redução do estômago, essa operação é, literalmente, uma plástica no estômago (gastro = estômago e plastia = plástica) e tem como objetivo reduzir o peso de pessoas com o IMC (índice de massa corporal)muito elevado. Mais até do que isso, essa cirurgia visa melhorar a qualidade de vida do paciente( em termos físicos, emocionais e até psicológicos), e reduzir ou eliminar outras doenças relacionadas ao excesso de peso, como diabetes, hipertensão, disfunções respiratórias, problemas cardíacos etc. Essa cirurgia está indicada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): para pacientes com IMC entre 30 e 35 Kg/m² que tenham diabetes do tipo 2; para os que têm IMC de 45 a 40 Kg/ m² na presença de comorbidades (doenças e complicações associadas, com hipertensão arterial, apneia do sono, diabetes, aumento de gorduras no sangue, problemas articulares etc); ou para pacientes com IMC maior que 40 Kg/m², independentemente de comorbidades.
Antes da cirurgia é indispensável que o paciente seja avaliado individualmente, e que se submeta a exames clínico-laboratoriais completos (aferição da pressão arterial, dosagens da glicemia, lipídeos e outras dosagens sanguíneas, avaliação das funções cardíaca, hepática e pulmonar, endoscopia digestiva e ecografia abdominal). É também no pré-operatório que o paciente vai tirar todas as dúvidas, saber o que deve e o que não deve fazer durante todo o processo (inclusive no pós-operatório), e receber do médico a indicação de qual técnica de cirurgia é a mais indicada para o caso em questão - daí a importância de se escolher um cirurgião de confiança, altamente qualificado, com ampla experiência e credenciado para realizar especificamente a cirurgia bariátrica. A avaliação psicológica também faz parte dos procedimentos pré-operatórios obrigatórios, já que o paciente não vai apenas perder peso, mas mudar todo o seu estilo de vida.
Do ponto de vista nutricional, os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica deverão ser acompanhados pelo resto da vida, com o objetivo de receberem orientações específicas para elaboração de uma dieta qualitativamente adequada. A cirurgia é feita por videolaparoscopia, sendo minimamente invasiva e proporcionando uma recuperação bastante rápida (internação de 2 dias; liberação para atividades diárias leves – como dirigir, trabalhar – em 15 dias; 30 dias para a prática de exercício físico.). É importante destacar que boa parte do sucesso do procedimento está no comprometimento do paciente com uma vida nova e totalmente saudável: com mudança de hábitos e seguindo rigorosamente os procedimentos pós-cirúrgicos. Com esforço e disciplina, daí sim, o paciente dá adeus à obesidade e ganha em satisfação, saúde e qualidade de vida!
Matéria por
Nicholas Kruel
Cirurgia Geral CRM/SC 15636 | RQE 10718 | Florianópolis
Nicolau Fernandes Kruel
Cirurgia do Aparelho Digestivo CRM/SC 951 | RQE 6279 |