O que são pólipos adenomatosos?
Pólipos adenomatosos são lesões elevadas que surgem na parede intestinal (mucosa) considerados tumores benignos, podendo malignizar e evoluir para câncer. A maioria dessas lesões são assintomáticas, principalmente na fase inicial, portanto a realização de colonoscopia, mesmo em pacientes sem queixas intestinais específicas, é o método mais eficaz para detecção e tratamento desses pólipos, prevenindo dessa forma o câncer de intestino.
O que é colonoscopia?
Colonoscopia é um exame endoscópico geralmente realizado sob sedação, sendo o método mais acurado e absoluto para detecção e ressecção de pólipos no intestino grosso e no reto. Aparelhos modernos de última geração, aperfeiçoados com cromoscopia digital e alta definição (“full HD”), aumentam consideravelmente a sensibilidade e a especificidade do exame, possibilitando a visualização com precisão de lesões menores que 2mm.
Qual a idade ideal para iniciar a precenção através da colonoscopia?
Todo indivíduo, mesmo assintomático, com idade a partir de 45 anos tem indicação de fazer colonoscopia. Em alguns casos, com antecedente familiar de câncer colorretal, sangramento via anal, mudança do hábito intestinal, alteração no calibre das fezes (afilamento), perda de peso, anemia crônica, entre outros... deve iniciar a prevenção até mesmo antes dessa idade.
Matéria por
Rodolfo Luiz Giurizato
Cirurgia Geral CRM-MS 2071 | RQE 372 | RQE 371 | Dourados
Cinthia Satomi Iguma
Cirurgia Geral CRM/MS 4292 | RQE 2471 |