Você é daquelas pessoas que não conseguem ficar sem internet durante algumas horas? Sente necessidade de compartilhar tudo o que faz nas redes sociais, e fica extremamente irritado quando não consegue visualizar um vídeo, mensagens, etc.
Deixa de sair de casa ou fazer coisas simples do seu cotidiano para passar horas no computador, celular entre outros?
Tome cuidado, pois você pode estar no rol dos viciados em internet, um problema que hoje está afetando milhões de pessoas pelo mundo. O vício em internet, mais conhecido como dependências comportamentais, podem causar danos físicos e emocionais para as pessoas que sofrem dessa dependência.
Sendo assim, o vício em internet se dá quando as pessoas não conseguem mais deixar de usar, ou usar moderadamente, qualquer elemento que inicialmente e em doses menores, proporciona prazer, e esta intensificação do uso prejudica uma ou várias áreas da vida, seja ele pessoal, social, financeiro, etc. Deste modo, a pessoa deixa de realizar atividades do seu dia a dia como, por exemplo, fazer suas refeições, suas tarefas profissionais, não sair de casa para relacionamento com pessoas “ao vivo”, entre outros. O indivíduo tem a necessidade contínua e crescente de utilizar a internet como forma de obter a excitação desejada.
A dependência da internet é uma dependência não química que se manifesta como uma grande dificuldade do indivíduo em controlar o uso da rede, o seu envolvimento crescente a assuntos que se liguem a ela que acaba conduzindo a sentimentos desconfortáveis e prejuízos nas atividades diárias.
Os jovens são os mais afetados, mas não podemos esquecer que esse vício esta afetando também muitas crianças e adultos, e para sabermos se o uso excessivo de internet está se tornando um vício ou uma dependência é importante ficarmos atento a alguns sintomas:
• Preocupação excessiva;
• Necessidade de aumentar o tempo conectado para obter satisfação;
• Dificuldade em diminuir o tempo de uso;
• Irritabilidade e/ou depressão;
• O trabalho e as relações ficam em risco pelo uso excessivo; etc.
Fiquem atentos a esses sinais que podem estar prejudicando a vida de crianças, adolescentes e adultos. O primeiro passo é identificar os sintomas citados acima, e caso constatar quaisquer sinais é porque existe um vício e/ou dependência, podendo chegar a ser uma doença. Portanto, é um sinal de que a pessoa esta precisando da ajuda de um profissional, e o psicólogo atuando com a psicoterapia pode ajudar o paciente nas questões emocionais, mudar os comportamentos e padrões de pensamentos.
Matéria por
Camila Luiz Luporini
Psicólogo CRP 08/16310 | Londrina