"Nutrientes como proteínas, glicose e gordura, só são eliminados na urina em caso de falência da função renal. É função dos rins filtrar o sangue, eliminando toxinas e manter no organismo substâncias que são essenciais ao metabolismo."
Muitos tratamentos estéticos que estão sendo oferecidos no mercado, prometem acabar com a gordura localizada eliminando- a pelas fezes e pela urina.
Acontece que os rins e os intestinos não são responsáveis por esse tipo de eliminação, já que a gordura é um nutriente do corpo. Nutrientes como proteínas, glicose e gordura, só são eliminados na urina em caso de falência da função renal. É função dos rins filtrar o sangue, eliminando toxinas e manter no organismo substâncias que são essenciais ao metabolismo.
Da mesma forma, os intestinos não eliminam gordura pelas fezes, a não ser em condições patológicas ou por ação medicamentosa. As células intestinais não reabsorvem a gordura do corpo, e sim, a gordura que está dentro do intestino que vem dos alimentos ingeridos. Se os intestinos eliminassem gordura, não haveria pessoas obesas.
As reduções de medidas verificadas imediatamente após uma drenagem linfática são causadas pela redução do edema no local da aplicação. Todos nós possuímos líquidos acumulados em diversas partes do corpo. Com a drenagem, esses líquidos são eliminados pela urina ou redistribuídos pelo corpo. Já a gordura continua na corrente sanguínea para ser utilizada como forma de energia. Se essa gordura não for queimada será novamente armazenada no corpo.
Síndrome da desarmonia corporal Existe um conjunto de alterações que afetam a estrutura corporal, que é chamado de Síndrome de Desarmonia Corporal (SDC). Esta síndrome é caracterizada pela alteração da gordura corporal, as vezes formando celulite, e outras alterações que aparecem frequentemente associadas. Todas essas alterações devem ser tratadas de forma personalizada, com um programa de tratamento elaborado para cada indivíduo. Existem vários recursos de tratamentos disponíveis e oferecidos para a correção destas alterações corporais, Cirúrgicos e não cirúrgicos. Em um primeiro momento, o indivíduo se sente perdido entre tantas opções divulgadas na mídia. O melhor é uma dieta ou são os exercícios? É uma lipoaspiração ou ou tratamentos conservadores? Qual o exercício? Qual a dieta? Qual recurso é melhor, Lipocavitação? Radiofrequência? Carboxiterapia? Mesoterapia? Estimulação RUSSA? E a primeira pergunta que se faz é: O que fazer? Como fazer?
Hoje em dia com o avanço dos recursos tecnológicos em tratamentos estéticos não cirúrgicos, tem-se mais poder para tratar de forma efetiva muitas destas alterações.
O importante é procurar profissionais habilitados, clínicas registradas, aparelhos com registro na Anvisa e com documento de calibração semestral assinado por um profissional do CREA, além de outros .
E lembre-se tudo funcionará em conjunto, estética, exercícíos, dieta e check-ups para atingir resultados satisfatórios!
Matéria por
Dayane Braga Nunes
Fisioterapeuta CREFITO 8 - 201505 | Campo Mourão