Você já parou para analisar o quanto o seu sistema corporal é submetido ao estresse ao longo dos dias? E, como você lida com uma situação de estresse?
Cada pessoa tem a sua forma própria de reagir ao estresse, ativa diversos sistemas em seu organismo e, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o estresse não é maléfico, ele nos ajuda a reagir positivamente a várias situações, mas ele só é benéfico por curto período de tempo, é o que chamamos de eustresse. O estresse de alta intensidade por longo período pode trazer muitas consequências à sua saúde, que é o termo distresse, acarreta uma cascata de reações físicas, bioquímicas, fisiológicas, neuroendócrinas, dentre outras alterações, como modificar nosso sistema imunológico. E, do que depende estar com “euestresse” ou o mesmo ter se tornado um “distresse” que pode ser reversível ou um desequilíbrio neurovegetativo total de difícil reversão?
Nosso Sistema Nervoso Autônomo é o que comanda todas as ações do nosso corpo... e o equilíbrio desse Sistema nos permite reagir de maneira adequada ao estresse. Para manter o Sistema Nervoso Autônomo saudável depende da capacidade de Modulação Autonômica do indivíduo, bem como de sua Reserva Autonômica, que é influenciada pelos seus hábitos de vida, condições de saúde, equilíbrio emocional e como cada um reage ao meio em que está inserido.
Além do estresse crônico, as patologias também podem gerar alterações do Sistema Nervoso Autônomo, levando o mesmo também a uma Disautonomia, que é o nome que damos ao desequilíbrio desse sistema... e são várias alterações que podem ser acarretadas por essa Disautonomia, dificuldade de recuperação de tecido e cicatrização, fadiga, esgotamento, dores no corpo, alterações de pressão arterial e frequência cardíaca, tremores, alterações gastrintestinais, alterações imunológicas, transtornos do sono, libido, alterações de peso, alterações emocionais, dentre uma série de alterações advindas desse desequilíbrio. Um relato comum é que o paciente administra bem o estresse, descansa, pratica atividade física e se alimenta bem e, mesmo assim, tem tido lesões, dores ou ainda recuperação das mesmas de forma lenta e insatisfatória.
Em nosso Consultório contamos também com a ferramenta diagnóstica de “Variabilidade da Frequência Cardíaca- VCF” na qual conseguimos mensurar e analisar como está o funcionamento do Sistema Nervoso Autônomo do paciente para ter uma conduta ainda mais eficaz em seu caso, bem como nos permite verificar a reserva autonômica que nosso paciente possui para orientar adequadamente para que mantenha sua qualidade de vida ou ainda tenha uma recuperação de forma mais plena. Esse diagnóstico, a partir da VFC, nos permite ver se o organismo está funcionando adequadamente ou ainda na reserva ou em débito, o que em longo prazo pode prejudicar a saúde do paciente.
O Especialista em Osteopatia com seu diagnóstico específico e individualizado dos sistemas corporais do paciente irá detectar as disfunções para corrigir as mesmas, tratando, integralmente, possíveis desconfortos, dor e desequilíbrios e ajudando o corpo a entrar em homeostase, ou seja, em equilíbrio.
O Especialista em Osteopatia tem esse olhar global e trata esse sistema que pode estar em sobrecarga, bem como todas as consequências que acarreta, sendo que os efeitos do tratamento da Osteopatia são neurofisiológicos e englobam um tratamento integral e completo pautado em ciência.
A Osteopatia é uma especialidade da área da Fisioterapia, que tem crescido muito no Brasil, mas, ainda, temos poucos profissionais habilitados, os quais podem ser consultados através do site da Associação de Osteopatas do Brasil, onde há uma lista de todos os Especialistas na área em nível de Brasil.
Quer saber como estão seus índices autonômicos? Conte com a Osteopatia para diagnosticar e, se necessário, tratar as alterações... e manter o Sistema Nervoso Autônomo em equilíbrio é fundamental para a manutenção de sua saúde! Osteopatia, você merece esse cuidado realizado por um Especialista! Agende sua consulta!
Matéria por
Gislaine Grejanin Barroso Saran
Fisioterapeuta Crefito 8 / 62751 - F | Campo Mourão