O Laboratório Examinare, mais uma vez traz a alta tecnologia da biologia molecular e da genética pra sua realidade.
O que é nutrigenética?
Por volta do ano 2.000 logo após a conclusão do projeto genoma, que foi responsável por fazer um mapeamento de todos os genes presentes no corpo humano, surgiu a nutrigenética.
É a ciência que traduz a herança genética individual em condições associadas a Saúde Metabólica. Da mesma forma que podemos aumentar o saldo de saúde de maneira personalizada, podemos potencializar nossa predisposição ao desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade e doenças cardiovasculares.
A Nutrigenética estuda a interação entre os genes e os alimentos. Portanto, ela estuda como as características genéticas de cada um, influenciam na capacidade de absorção e metabolização das substâncias necessárias para sua sobrevivência.
Através da identificação e caracterização de variantes genéticas, é possível compreender como cada um responde a diferentes estímulos dietéticos.
Por que fazer um Painel Nutrigenético?
Sabemos que a genética influencia em até 25% da nossa capacidade de metabolizar os alimentos. Logo, conhecer suas características genéticas é muito importante para personalizar, com maior precisão, as condutas alimentares.
Assim, compreendendo de que forma os polimorfismos genéticos influenciam na sua preferência alimentar, capacidade de metabolização e necessidades aumentadas de vitaminas e nutrientes, o Painel Nutrigenético ajuda a melhorar a assertividade das decisões tomadas pelos profissionais da saúde.
Onde eu posso fazer um exame nutrigenético?
O exame de Nutrigenética - PAINEL NUTRIGENÉTICO, do Examinare Análises Clínicas, pode mostrar a você inúmeras nuances de seu corpo. O resultado conterá uma análise de suas características, tais como:
• O caminho para seu peso ideal;
• Eficácia das dietas;
• Como os genes influenciam seu
metabolismo;
• Quais vitaminas e minerais mais necessita;
• Eficácia do seu metabolismo frente ao
álcool, cafeína e lactose, por exemplo;
• Seus genes, desintoxicação e antioxidantes;
• Atividade física: estrutura muscular,
treinamento de força, tendões;
• Vícios geneticamente determinados e
envelhecimento;
• Resposta inflamatória.
É um exame de Saúde e Bem-Estar.
Conhecer o seu perfil genético pode ajudar a realizar mudanças positivas na sua rotina, promovendo assim, maior qualidade de vida. E através de uma simples coleta de sangue detectar variações genéticas relacionadas a diferentes condições associadas à alimentação e ao comportamento alimentar.
As dietas comuns são baseadas em recomendações gerais de nutrição para toda uma população, no entanto nem sempre as pessoas respondem a essas recomendações da mesma forma. A análise da dieta do DNA permite detectar alimentos e nutrientes importantes para cada perfil.
Vai além da alimentação: alguns genes analisados verificam outras características do paciente relacionadas à perda de peso. Por exemplo, há um gene que mostra se a pessoa possui fibras musculares rápidas, lentas ou mistas, e isso influência em como ela responde a cada tipo de exercício físico, possibilitando uma recomendação personalizada de treino.
Não serve só para emagrecer: a dieta do DNA pode trazer estratégias para ajudar pessoas que tem dificuldade em ganhar peso, pois analisa o metabolismo como um todo, podendo trazer pistas de por quê o ganho de peso está sendo dificultado.
Matéria por
Waldirene Nicioli
Farmacêutica CRF/PR 13.735 | Peabiru