Com a evolução da Implantodontia surgem novas técnicas que proporcionam mais conforto e segurança ao paciente, seja pelo fato de possibilitarem menor número de intervenções cirúrgicas com o implante imediato, ou ainda por reduzir o tempo que o paciente permanece desdentado, pela técnica de carga imediata.
O que é implante imediato?
É o implante colocado logo após a extração do dente, para que futuramente seja colocada a prótese. Sua principal vantagem é a redução das etapas cirúrgicas e evitar a reabsorção óssea, que além de prejudicar a estética, pode requerer cirurgia de enxerto ósseo posteriormente.
O que é carga imediata?
É uma técnica que possibilita que a prótese seja instalada logo ou poucos dias após a colocação do implante. Tem a finalidade de reduzir o tempo de tratamento e favorecer a estética, porém deve ser bem indicada pelo cirurgiãodentista para evitar que ocorram insucessos no tratamento.
Qualquer pessoa pode ser beneficiada com esta técnica?
Não. Implantes com carga imediata não devem ser usados em todos os casos. É importante que as pessoas não se deixem levar por propagandas pois, para se colocar carga imediata sobre um implante, é de grande importância que sejam avaliadas algumas condições como a qualidade óssea e o torque de travamento do implante. Essas condições técnicas, na maioria das vezes, são definidas somente durante o ato cirúrgico. Caso não seja indicada a carga imediata, aguarda-se um período que varia de 3 a 6 meses após a instalação do implante. Uma das grandes vantagens dos implantes importados, geralmente suíços ou americanos, é que eles exigem apenas de 20 a 40 dias de espera, sem comprometimento do sucesso do tratamento.
Consulte seu dentista regularmente e, para maiores esclarecimentos sobre implantes e carga imediata, consulte o especialista em Implantodontia.
Matéria por
Carlos Henrique Katayama
Odontologia CRO/MS 3336 | Campo Grande