Distúrbio do Sono: RONCO E APNÉIA

Distúrbio do Sono: RONCO E APNÉIA

Mudanças no comportamento diurno das pessoas como cansaço constante irritabilidade, queda no rendimento escolar ou no trabalho bem como falta de atenção são características do distúrbio do sono.

Algumas pessoas são facilmente tachadas de preguiçosas, porém ao serem investigadas pelo otorrinolaringologista, descobre-se uma obstrução parcial das vias aéreas superiores como: desvio de septo nasal, ou um aumento dos cornetos nasais (rinite hipertrófica), persistência da adenóide ou mesmo hipertrofia das amígdalas. Cada um destes pode alterar ou impedir a passagem do ar.

Durante a consulta com especialista em vias aéreas superiores (otorrinolaringologista), diferencia-se outras causas que levam ao ronco. Alguns hábitos como a ingestão de bebidas alcoólicas, cafeína e alimentação pesada, próximo ao horário de dormir, prejudicam o sono adequado. Avaliação do estilo de vida (estresse, esportes noturnos) e alterações hormonais (distúrbios da tireóide) também fazem parte da investigação.

Em uma detalhada conversa, seguindo de exame minucioso de vias aéreas superiores, conduzimos o paciente para polissonografia. Neste momento analisamos o sono e registramos a intensidade do ronco e a presença da apnéia do sono (paradas de respiração por no mínimo 10 segundos).

Ao agrupar todas as informações, o paciente poderá ser conduzido para um procedimento cirúrgico desobstrutivo de vias aéreas como rinosseptoplastia funcional, retirada de amígdalas e adenóide bem como a uvulopalatofaringoplastia (correção do palato mole) e cirurgia ortognática.

Existe também as indicações clínicas como uso do cpap (pressão positiva continua de vias aéreas) aparelho que injeta com pressão, ar comprimido no nariz, desobstruindo a faringe de forma mecânica, bem como uso de prótese intra-oral e emagrecimento.

Lembre-se do conselho da Clínica Otorrinoface: Respire pelo nariz e viva melhor. Uma questão de bem-estar e qualidade de vida.

Ver perfil

Matéria Por

Henrique De Araujo Alvarenga

Otorrinolaringologia

CRM/MS 3315 | RQE 2435 | Campo Grande

Ver perfil

Matéria Por

Hélio Muniz

Otorrinolaringologia

CRM/MS 4727 | RQE 2724 | Campo Grande

Deixar Comentário

Outras matérias desse profissional