O sorriso é a base da expressão facial, em que os indivíduos demonstram grande parte de suas emoções, sendo fundamental para a comunicação e a atratividade facial.
O sorriso é uma emoção positiva que traz benefícios para o bem-estar psicológico e social do indivíduo. Pessoas que sorriem mais e que apresentam um sorriso bonito são consideradas mais amigáveis, acessíveis, sociáveis e com facilidade em estabelecer relações mais estreitas, além de serem mais admiradas. Dessa forma, é necessária uma avaliação cuidadosa das estruturas bucais como a posição dos lábios, do contorno gengival e da anatomia dentária para se entender melhor as características do sorriso de cada pessoa.
Diversas pesquisas demonstram que, entre os fatores que afetam a atratividade do sorriso, a quantidade de gengiva que aparece ao sorrir é uma das características mais relevantes.
O sorriso gengival é a exposição gengival excessiva ao sorrir e está relacionada com uma linha de sorriso alta. Essa condição clínica, pode ser uma preocupação estética pessoal do paciente e pesquisas demonstram que a presença do sorriso gengival diminui a qualidade de vida do indivíduo, causando limitação funcional, psicológica e social. Além disso, o sorriso gengival pode trazer sensações negativas de terceiros em relação à percepção quanto a amabilidade, confiabilidade, inteligência e autoconfiança de quem expõe grande quantidade de gengiva. Esta desordem estética afeta grande parte da população, com uma prevalência relatada entre 10% e 30% das pessoas. Além disso, é um achado mais comum entre as mulheres do que em homens.
O sorriso gengival pode ser causado por alterações na gengiva, nos lábios, nos músculos ou ossos da face. As causas gengivais incluem casos de inflamação gengival, crescimento gengival excessivo ou quando, naturalmente, a gengiva, mesmo saudável, recobre parte da coroa dos dentes. Já a presença de um lábio superior muito curto ou fino também acarreta uma grande exposição gengival, uma vez que ao sorrir nosso lábio naturalmente já “sobe” e “estica”. Além disso, quando os músculos responsáveis por levantar o lábio durante o sorriso são excessivamente fortes, o lábio superior acaba subindo além do normal durante o sorriso e grande quantidade de gengiva se torna aparente. Por último, quando a pessoa apresenta uma face muito alongada devido a um crescimento vertical excessivo da maxila, ela também vai apresentar grande exposição gengival. Essas causas podem acontecer de forma isolada ou combinada. Quanto mais causas estiverem presentes, maior será a quantidade de gengiva exposta durante o sorriso.
O diagnóstico do fator causal do sorriso gengival é a base do tratamento, que deve abordar cada causa individualmente. Boa parte dos casos podem ser tratados pelo Periodontista.
Nossa equipe de trabalho tem desenvolvido diversas pesquisas sobre o sorriso gengival, suas causas e formas de tratamento. Temos diversos artigos publicados nas melhores revistas de Periodontia do mundo, além de termos escrito diversos capítulos de livros e dado palestras sobre o tema.
Se quiser saber mais, marque uma consulta que iremos buscar a melhor forma de resolver o seu problema.
Matéria por
Cleverson de Oliveira e Silva
Odontologia CRO/PR 20376 | Maringá