A vasectomia é considerada um excelente método de planejamento familiar, pois é rápida, dura cerca de meia hora, não requer internação e pode ser realizada pelos planos de saúde.
A Vasectomia consiste na secção e ligadura dos ductos deferentes, que são os canais responsáveis por conduzir os espermatozoides, ocasionando assim a interrupção destes canais. Depois do procedimento, o homem continua ejaculando normalmente, porém sem a presença de espermatozoides no esperma.
Entretanto, após a realização de vasectomia, um pequeno número de pacientes mudam de ideia, desejando novamente ter filhos. Esta porcentagem é de aproximadamente 6% porém, segundo o IBGE, está aumentando. Em sua maioria são homens que após um divórcio se casaram de novo, querendo ter filhos com a nova parceira. Mais raramente, a reversão é realizada por outros motivos, como a melhora da situação financeira do casal ou por óbito de um filho.
Na cirurgia de reversão de Vasectomia é realizada uma nova junção (anastomose) dos ductos deferentes, possibilitando assim que os espermatozoides possam mover-se através deles. Devido ao pequeno tamanho destes ductos o procedimento é realizado com o auxílio de um microscópio cirúrgico e fios de sutura extremamente finos e delicados, que farão a união das partes que foram desconectadas, permitindo, assim, que o homem seja capaz de ter filhos novamente.
O procedimento pode ser feito com raqueanestesia (anestesia na coluna) mais sedação, associada ou não anestesia geral; com o paciente recebendo alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Após três meses, é solicitado um espermograma para avaliar a quantidade
O Dr. Leandro também lembra que a reversão de vasectomia idealmente deve ser indicada quando a parceira tem menos de 37 anos e sem outros problemas de fertilidade associados.
Índices de sucesso de reversão de vasectomia e gravidez por tempo de cirurgia:
• Até três anos da vasectomia: sucesso (retorno do espermatozoide no ejaculado) - 97% e taxa de gravidez - 76%;
• De quatro a dez anos: sucesso - de 75% e taxa de gravidez - 67%;
• De dez a quatorze anos: taxa de gravidez - 30% (igual à taxa de sucesso fertilização assistida).
Portanto, nas piores situações, com um tempo muito grande decorrido desde a vasectomia, a sua reversão tem o mesmo sucesso das técnicas de fertilização assistida e ainda possibilita uma gravidez de forma natural. Em relação ao custo, a reversão de vasectomia é mais barata, custando cerca da metade do valor da fertilização, que ainda pode necessitar de mais de uma tentativa para ter sucesso.
Para o urologista Dr. Leandro, do ponto de vista do homem, há muitas vantagens em tentar primeiro reverter a vasectomia: “A reversão poupa o homem de procedimentos invasivos como uma punção no testículo ou no epidídimo para obter os espermatozoides e também poupa a mulher, que não necessita tomar medicamentos, fazer anestesia e passar por todo o processo de uma fertilização”, afirma o médico. Além disso, com a fertilização assistida existe uma maior chance de gestação múltipla (gêmeos). Por todos estes motivos, cada vez mais homens têm optado pela reversão de vasectomia, como o exemplo recente do jornalista Pedro Bial.
A duração da cirurgia de reversão depende de como foi feita a vasectomia e do grau de fibrose (inflamação) local observado durante o procedimento, podendo variar de duas a quatro horas, e apesar de ser pouco invasiva para o paciente, requer técnica extremamente delicada e apurada para sua execução.
Para se obter os melhores resultados com a reversão de Vasectomia, os pontos mais importantes são uma boa avaliação prévia do caso e a realização do procedimento por Urologista habilitado e com experiência em microcirurgia.
Matéria por
Leandro Viecili
Urologia CRM/SC 8301 | RQE 5645 | Chapecó