Avanços no Tratamento de Cálculos Urinários
O urologista Dr. Leandro Viecili retornou recentemente de estágio em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e nos conta como foi sua experiência:
Tive a oportunidade ímpar de participar de um intercâmbio entre a sociedade Americana e a Sociedade Brasileira de Urologia, sendo um dos dois únicos médicos do Brasil selecionados neste programa. Nele pude aprimorar meus conhecimentos e acompanhar de perto o trabalho de alguns dos melhores urologistas dos Estados Unidos, como o Dr. Louis Kavousssi, editor chefe do Campbell’s Urology, o principal livro texto da Urologia, e que é um grande especialista em Nefrectomia parcial vídeo-laparoscópica (retirada de apenas parte do rim em caso de tumores), além do emérito professor Dr. Arthur Smith, um dos precursores da cirurgia renal percutânea no mundo.
Sobre os avanços no tratamento dos cálculos renais, Dr. Leandro comenta: “Ao contrário do passado, quando eram comuns as grandes incisões para o tratamento de cálculos no trato urinário, atualmente mesmo os casos mais complexos podem ser tratados com procedimentos chamados minimamente invasivos, como a cirurgia percutânea, mini-percutânea, litotripsia extracorpórea ou a cirurgia laparoscópica. Tais cirurgias procuram reduzir ou até eliminar a incisão cirúrgica, diminuindo o tempo de convalescência e a dor pós operatória, acelerando a recuperação do paciente. Na maior parte das vezes utilizamos o laser com fibras óticas muito finas para fragmentar os cálculos, que em seguida são retirados com pinças especiais delicadas. Hoje temos à disposição dos nossos pacientes todos os recursos necessários para a retirada de cálculos urinários com o menor trauma possível.
O paciente deve procurar auxílio de seu médico Urologista para esclarecer as dúvidas quanto ao melhor procedimento a ser empregado no seu caso, a fim de evitar as terríveis cólicas renais e preservar a função do rim”.
Alguns dos procedimentos utilizados para o tratamento dos cálculos urinários:• Litotripsia extracorpórea: Fragmentação dos cálculos urinários em aparelho específico, sem necessidade de cirurgia ou internação.
• Nefrolitotripsia percutânea e mini- -percuânea: Utilizadas para extração do cálculo por incisão lombar com 1 cm ou menos, fragmentando o cálculo dentro do rim.
• Ureteroscopiasemi-rígida e Ureteroscopia Flexível: Possibilitam a visualização e fragmentação dos cálculos no ureter e no rim, sem nenhuma incisão, através de fibras de Laser.
• Cirurgia vídeo-laparoscópica para cálculos: nos casos mais complexos com pedras volumosas podemos empregar a cirurgia por vídeo (com pequenas incisões abdominais e uso de câmeras de vídeo) para a retirada de cálculos urinários.
Matérias Publicadas
Matéria por
Leandro Viecili
Urologia CRM/SC 8301 | RQE 5645 | Chapecó