O Transplante Capilar ou Implante Capilar é o procedimento cirúrgico utilizado para a restauração estética do couro cabeludo. Ela é dividida em dois tipos: o Implante Capilar FUE e o Transplante Capilar FUT.
A cirurgia FUE é feita com a retirada das unidades foliculares uma a uma da parte de trás da cabeça, chamado transplante capilar sem cortes. A técnica FUT é aquela em que se faz a retirada de uma tira de pele, resultando cicatriz linear na região de trás da cabeça. Quando as duas são combinadas e feitas juntas, temos então a chamada Técnica Mista ou Híbrida, ideal para o tratamento de grandes áreas de calvície.
A Cirurgia Capilar, onde atingimos até 3 mil Unidades Foliculares chamamos de Megassessão. Este número de enxertos pode fornecer de 6 a 8 mil fios de cabelo no total, pode ser atingido tanto com o Transplante Capilar FUE como FUT. Acima de 3 mil Unidades Foliculares chamamos de Gigassessão, podendo atingir 8-10 mil fios. Nestes casos, o fator determinante, além de destreza da equipe cirúrgica, é ter uma área doadora do paciente muito boa, excepcional.
A grande diferença entre essas cirurgias capilares é a forma como as unidades foliculares são retiradas da região doadora, na parte posterior do couro cabeludo. O preparo destes fios e sua colocação são feitos da mesma forma, fio a fio.
Transplante Capilar FUE Cirurgia sem cortes
Essa técnica é a mais buscada nos dias de hoje. As vantagens dela em relação à cirurgia antiga é que a recuperação é muito rápida, sem inchaço, sem cicatriz visível mesmo com cabelos bem curtos. O resultado é muito natural e não se consegue perceber que os novos fios foram implantados.
Depois de retirados, os novos fios de cabelo são preparados com uso de microscópios 3D, um a um, para serem colocados no local da calvície.
Lâminas de Safira são usadas na confecção dos locais onde os novos fios serão colocados. Esse material diminui muito a presença de cicatrizes e inflamações no local tratado.
A Cirurgia Capilar também é utilizada para a correção de falhas nas sobrancelhas, cicatrizes no couro cabeludo e imperfeições no contorno da barba. Nestes casos, o procedimento é muito menor, mais rápido, porém não chega a ser fácil. Estas cirurgias capilares são realizadas apenas por profissionais experientes na área da restauração capilar.
Outra procura muito grande é para realizar correção de cicatrizes de cirurgias antigas e corrigir os cabelos de boneca que resultavam dos implantes em tufos, feitos antigamente.
Clínicas Volk
Presentes em Porto Alegre e maiores cidades do interior do Rio Grande do Sul, agora também em Santa Catarina, na cidade de Chapecó. A equipe das Clínicas Volk é especializada em Cirurgia de Restauração Capilar, e oferece todas as técnicas de restauração capilar atualmente usadas no mundo. O preço do implante capilar varia de acordo com a área a ser tratada, o número de fios que serão necessários, e a técnica escolhida. Para isso, é necessário uma avaliação médica.
Matéria por
Márcio André Volkweis
AGENDAR CONSULTA
Dermatologia CRM/SC 24164 | RQE 14575 | Chapecó