A Quiropraxia Instrumental (Método François Soulier) é um recurso inovador de manipulação vertebral e articular, na qual os ajustes são feitos através de um dispositivo mecânico de baixo impacto, com melhora dos bloqueios estruturais.
Criado na França, o método se trata de uma síntese de diferentes técnicas de reflexologia francesa e européia. Com base no “Activator Methods”, consiste no conjunto de técnicas de ENM (Equilíbrio Neuromuscular) e MRR (Massagem Reflexa Rítmica), incluindo também um novo sistema de avaliação, com grande precisão no diagnóstico.
Traz resultados iguais ou superiores ao do método convencional de Quiropraxia, porém de forma mais segura. Com a vantagem de não ter riscos, ser mais precisa e confortável para o paciente, sendo uma ótima opção aos que têm aversão a técnica manipulativa manual com estalos. Outra vantagem do método é que pode ser utilizado em qualquer faixa etária, desde crianças até idosos, além de pacientes com Osteoporose.
Ainda que a técnica seja sutil, é bastante eficaz e traz resultados clínicos imediatos. Mais de 90% dos pacientes apresentam melhora significativa já na primeira sessão. Pesquisas científicas também comprovam a eficácia do tratamento.
É indicada em praticamente todas as patologias ortopédicas e dores articulares no geral, principalmente as de origem vertebral (Lombalgia, Cervicalgia, Dorsalgia), dores causadas por compressão nervosa (como por exemplo, a Ciatalgia, ou dor ciática), Osteofitose (bico-de-papagaio), Tendinites, Bursites, tensões musculares, distúrbios posturais, Escoliose, Cefaléias, disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular), etc.
Um simples desajuste vertebral ou articular, por menor que seja, acaba interferindo na biomecânica natural de todo nosso corpo. Inclusive podendo também refletir nos órgãos, causando enfermidades, já que existe uma conexão entre eles e a coluna. Com o desalinhamento da vértebra, o nervo é comprimido e se transforma em um obstáculo para que as “mensagens” (vindas do cérebro) cheguem ao “destinatário” (órgão).
Portanto, a Quiropraxia Instrumental acaba agindo de forma global, tratando origem e causa do problema, e não apenas os sintomas. Então, ao menor sinal de dor, deve-se procurar um Fisioterapeuta Quiropraxista capacitado, pra que seja restabelecido novamente o equilíbrio e harmonia corporal.
Traz resultados iguais ou superiores ao do método convencional de Quiropraxia, porém de forma mais segura. Com a vantagem de não ter riscos, ser mais precisa e confortável para o paciente, sendo uma ótima opção aos que têm aversão a técnica manipulativa manual com estalos.
Matéria por
Rosana Evilim Silva Borges
Fisioterapeuta CREFITO: 181002-F | Joinville