Adolescência é uma fase de transição da criança para a idade adulta. Uma fase marcada por dúvidas, conflitos, dificuldades, pela busca de autoafirmação diante dos pais, colegas e sociedade onde, esse adolescente, ora tem comportamento de adulto, ora tem o medo e a insegurança da criança.
O mundo do adolescente hoje é repleto de informações. Vivem nas redes sociais, na internet, se comunicam num piscar de olhos. São estimulados no mais alto grau de suas inteligências. Nem sempre, diria, a maioria das vezes, não são capazes de discernir o que lhes chegam e isso os colocam num mundo de alheamento, confusões, conflitos, ansiedades, frustações,... Nossos adolescentes sabem tudo sobre sexo, drogas, política,... tudo sobre o mundo que os rodeiam. Sabem? É nessa hora que a família, os pais, devem se fazer mais presentes. Por mais orientado que sejam nossos adolescentes vão sofrer, em maior ou menor grau, nessa fase. É a vida. A vida que instituímos em nossa sociedade.
A família, os pais, têm um papel fundamental ensinando como viver em sociedade, impondo limites, trabalhando a afetividade desse adolescente para que possam conviver com as diferenças e para que adquiram um comportamento ético e responsável. Sim, o adolescente quer (precisa) ter limites.
Como assim, a criança, o adolescente gosta de limites? Sim. É através de limites que ele se sente importante, vivo, acolhido. Acredita que os pais estão lhe dando atenção, se importando com ele.
O propósito do adolescente é crescer. Enquanto atravessam a adolescência, a influência dos adultos diminui pouco a pouco, mas jamais cessa. É importante que os adolescentes tornem-se adultos capazes de respeitar, que saibam no que acreditar e que tomem todas as providências para realizarem seus próprios sonhos. No mundo tão complexo que vivemos isso é um verdadeiro desafio que deverá ser vencido com a ajuda dos pais e dos educadores, cada um no seu papel.
Precisamos ser realistas: não podemos controlar o comportamento dos adolescentes. Mas continua sendo responsabilidade dos pais expor de maneira clara e segura suas posições sobre assuntos que significam uma ameaça para seus filhos. É importante estabelecer e manter a confiança necessária para diálogos abertos e sinceros num vínculo genuíno com os filhos e o mundo deles.
O adolescente aprende sobre o amor através da forma como se manifesta esse sentimento na família. Vivenciar o amor diariamente é muito importante mais do que dizer, por dizer: “eu amo você”. Significa demonstrar consideração, amizade, ternura e respeito na relação com os outros.
Criar filhos nos dias de hoje não é uma tarefa fácil. Criá-los vai exigir energia e amor.
Matéria por
Valéria Beatriz A. Marques
Ginecologia e Obstetrícia CRM 15278 | Londrina