É uma especialidade da psicologia. É um ramo das Neurociências que estuda como o cérebro afeta as funções cognitivas e a relação entre cérebro, cognição e comportamento.
Para que serve a avaliação neuropsicológica?
Serve para verificar as áreas intelectuais, dificuldades de memória, dificuldades de atenção além do aspecto comportamentais, afetivos e de personalidade. Com crianças e adolescentes também são averiguadas as habilidades escolares, tais como, leitura, escrita, aritmética, compreensão e interpretação de texto. Neste sentido, utiliza-se instrumento de investigação cognitiva e psíquica para entender onde estão as forças e fraquezas; e se existem algum déficit a ser reparado ou facilitadores que pode contribuir para um bom funcionamento neuropsicológico.
Esses domínios neurocognitivos são essenciais para a aprendizagem.
Quem deve ficar atentos para possíveis intervenções?
Cabe pontuar que nossas crianças podem apresentar transtornos de conduta, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); sendo possível aos pais e a escola estarem atentos ao que pode estar causando dificuldades na aprendizagem de nossas crianças; podendo assim buscar ajuda e contribuir para intervenção eficaz.
Também pessoas da família podem perceber alterações no comportamento de adultos e idosos como esquecimentos, dificuldades de memória, diminuição da atenção, esquecimento de informações do dia a dia e outros como estados de humor; traços de personalidade; dificuldades em resolver problemas e tomar decisões; podendo realizar uma avaliação neuropsicológica para detectar possíveis anormalidades disfuncionais que também trazem sofrimento ao indivíduo. Como ansiedade e depressão ou doenças que afetam a memória.
A avaliação neuropsicológica serve para contribuir em encaminhamento médico para diagnostico diferencial como presença de outros transtornos associados. Ou em caso de monitoramento das alterações das funções cognitiva que estão interferindo em sua qualidade de vida.
Quem pode solicitar uma avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica pode ser solicitada por profissionais da área da saúde; por escola, (professores); pais, familiar ou a própria pessoa pode perceber algumas dificuldades em sua vida diária e desejar fazer uma avaliação neuropsicológica para verificar se é necessário recorrer ao atendimento de outros profissionais da saúde ou não.
Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre este assunto ou outros, envie suas perguntas para marta_caphe@yahoo.com.br.
Um abraço!
Matéria por
Marta Santos de Oliveira
Psicóloga CRP/PR 8382 | Umuarama