A luxação Acrômio Clavicular é uma lesão que normalmente ocorre devido a um trauma direto no ombro. (Queda de bicicleta e artes marciais são alguns exemplos de trauma direto)
A articulação Acrômio Clavicular (AC) é localizada no topo do ombro, onde uma parte da escápula que recebe o nome de Acrômio se articula com a clavícula. Esta não possui a mesma mobilidade que toda articulação do ombro, pois se movimenta apenas quando o braço é colocado acima da cabeça. A articulação AC é estabilizada pela cápsula, ligamentos e pela estrutura muscular. Baseada na radiografia do ombro, a literatura médica classifica as luxações em 6 tipos, os quais determinam o tratamento a ser realizado.
O tratamento
Normalmente, os tipos 1, 2 e 3 de luxação não requerem o tratamento cirúrgico, este pode ser realizado com imobilização em tipoia simples, analgésicos e fisioterapia. Nesses tipos de luxação, os pacientes apresentam uma recuperação total, sem alguma limitação ao final de 6 semanas. Entretanto, pacientes que são atletas, que fazem atividade com o braço acima da cabeça (vôlei e tênis) ou trabalhador braçal, podem apresentar sintomas de dor persistente e podem necessitar de cirurgia.
Os tipos 4, 5 e 6 necessitam de redução e fixação da articulação, para isso existem inúmeras técnicas cirúrgicas. Normalmente, o tempo de recuperação da cirurgia é 3 meses, dentro do qual há um período de imobilização.
Matéria por
Márcio José Munhoz Soares De Moraes
Ortopedia e Traumatologia CRM/MT 5670 | RQE 2064 | Cuiabá