Mais do que um mapeamento pré-operatório, o ultrassom vascular é capaz, ainda, de identificar causas secundárias de formação de varizes, inclusive dentro da pelve e abdome. O Eco-Doppler, também conhecido como Ultrassom Vascular ou Ecografia Vascular, é um método de exame diagnóstico fundamental para o estudo das doenças vasculares. É realizado nas artérias e veias do corpo e tem como principais vantagens ser um exame não invasivo, indolor, não necessitar de contrastes ou radiação e não apresentar contraindicações.
É baseado no método da ultrassonografia convencional, associado ao estudo do fluxo do sangue dentro dos vasos, através de softwares com alta tecnologia. O Eco-doppler pode ser realizado quantas vezes forem necessárias, sem trazer qualquer dano ou desconforto ao paciente. Além disso, pode também ser usado durante os procedimentos cirúrgicos vasculares, no intuito de auxiliar o acesso e visualização das estruturas dos sistema circulatório pelo cirurgião.
Este método revolucionou o diagnóstico das varizes, pois permite visualizar o sistema venoso profundo e superficial do membro em tempo real, com alta eficácia de diagnóstico e nenhum desconforto para o paciente. O Doppler Vascular tornou- se tão útil que, na prática, não se indicam mais cirurgias de varizes sem a sua realização.
Com este método podemos não só mapear as veias varicosas visíveis, como também as veias que não se evidenciam a olho nu, determinar a localização e estudar o funcionamento das veias safenas e veias perfurantes, que serão tratadas na cirurgia. Mais do que um mapeamento pré-operatório, o ultrassom vascular é capaz, ainda, de identificar causas secundárias de formação de varizes, inclusive dentro da pelve e abdome. Com esse avanço no diagnóstico e tratamento das varizes dos membros inferiores, houve um grande aumento na precisão e acurácia da terapia cirúrgica e na diminuição de recidivas da doença.
Matéria por
Gustavo Ioshio Handa
Cirurgia Vascular CRM/PR 21386 | RQE 16002 | Cianorte
Denise Krauss Handa
Ginecologia e Obstetrícia CRM/PR 24404 | RQE 1017 |