“Veja como utilizar a musculação e a liberação Miofascial para corrigir sua postura e melhorar todo tipo de dores musculares/ articulares em apenas 4 semanas.”
Vamos conhecer um pouco da história desta pessoa da imagem ao lado.
Em março deste ano ela me procurou para iniciarmos um trabalho de consultoria em musculação devido as dores na coluna que ela tem constantemente, consequências do sedentarismo e má postura, mas não foi possível iniciar o trabalho, justamente um dia após a avaliação física ela teve uma crise de dores e literalmente “travou”. E após esta crise foram muitas idas ao médico e fisioterapia, mas não estava resolvendo, ela decidiu trocar de médico e o último decidiu medicá-la para aliviar a dor, e assim fosse possível iniciar os treinamentos. Então, durante o mês de junho inteiro realizamos as sessões de liberação Miofascial duas vezes na semana (terça/quinta) e musculação três vezes (segunda/quarta/sexta).
A maioria das pessoas procuram muitos tratamentos tradicionais e alternativos, quando a solução para suas dores é o exercício físico orientado por um profissional. Quando falamos em postura, o profissional de Educação Física deve entender perfeitamente sobre TENSEGRIDADE, que é o equilíbrio das tensões biomecânicas. A tensegridade, vai além de uma visão simplista ou local de algum problema musculoesquelético, deve-se pensar que existe uma relação direta entre o todo. Mas, compreendendo isto, precisamos pensar no local do problema, no global (para procurar a origem do problema), e novamente no local, assim podemos ser mais assertivos em qualquer tratamento para correção postural.
A Liberação Miofascial e a Musculação fazem isto com maestria.
Mas não deve ser feita de qualquer maneira, o tratamento/treinamento deve ser pensado em cada exercício e cada movimento, seja nos alongamentos ou na musculação, para que o aluno/ cliente tenha um melhor equilíbrio de forças e diminua suas sobrecargas em locais específicos.
Veja as fotos acima e vamos analisar as evoluções, olhando dos pés à cabeça cada detalhe da evolução da nossa aluna exemplo. Lembrando que esta evolução aconteceu em apenas quatro semanas de treinamento de Musculação e Liberação Miofascial.
Pés mais alinhados e apresentando menor supinação. Tíbias (pernas), se apresentaram com rotação externa e Fêmur (Coxas), em rotação interna, e na segunda imagens se nota um melhor alinhamento de coxa sobre tíbias e tíbias sobre os pés. No quadril, em uma visão lateral, nota-se que está menos retrovertido (Rodado no sentido anti-horário), e existe uma menor inclinação se apresentando mais alinhados na visão anterior ou posterior. Na coluna, na vista lateral, é bem visível que as curvas fisiológicas estão menos acentuadas e na visão de costas, a escoliose que se apresentava em “S”, já está menos perceptível devido ao melhor alinhamento. As escápulas nitidamente mais elevadas com menor depressão, protusão e alamento, confirmadas pelo alinhamento dos ombros no plano horizontal. A posição da cabeça na visão de frente ou costas, nota-se que quase não existe mais inclinação para a direita, e na foto lateral, fica nítido que a protusão (projeção da cabeça à frente do corpo) está menor.
Esta evolução aconteceu em apenas 4 semanas, ela não está perfeitamente alinhada ainda, porém não existe mais queixas de dores nas costas, já não está tomando mais remédios para dores, aprendeu a executar exercícios que antes não conseguia, comentou que o tênis está desconfortável no pé (Devido a melhora na pisada, chegou a hora de trocar de calçados que já estão viciados com o padrão antigo).
Não perca tempo, melhore sua postura através da Liberação Miofascial e saiba que só será possível manter-se no “eixo” com a musculação bem orientada e a continuidade nos treinamentos.
Hoje, devido as redes sociais, é possível realizarmos todo este trabalho de forma online, que chamo de consultoria online, ou ainda de forma presencial na academia AFX Frank/Maxx.
Matéria por
FRANK DA SILVA MARIA
Profissional de Educação Física CREF 014329-G/PR | Foz do Iguaçu