Anemia vira Leucemia?
Essa é uma pergunta frequente no consultório de Hematologia. A resposta para essa pergunta é não.
A anemia é uma doença que causa diminuição de glóbulos vermelhos e pode ser causada por diversos fatores, como deficiência de vitaminas (ferro, ácido fólico, vitaminaB12), familiar (talassemia, anemia falciforme), doenças crônicas pré-existentes (hipertensão arterial, diabetes, hipotireoidismo, doença renal), e doenças por má absorção alimentar (doença do glúten, alergias alimentares).
A anemia por deficiência de vitaminas é tratada com a correção dessas vitaminas. Anemias familiares são genéticas e necessitam de acompanhamento com médico especialista, porém não apresenta cura, apenas controle. Anemia por má absorção, normalmente é tratada com reposição de vitaminas, já anemia de doenças crônicas, devem ser tratadas com controle da doença de base e, em alguns casos, com vitamina.
Os sintomas da anemia variam, a depender de suas causas, entretanto, os sintomas mais frequentes são: indisposição, cansaço, dor nas pernas, palidez cutânea, taquicardia aos esforços.
Leucemia Aguda é um tipo câncer sanguíneo causado pelo aumento anormal de células brancas imaturas do sangue, levando a uma infiltração da medula óssea (local de produção das células sanguíneas). Consequentemente, causa uma diminuição de todos os componentes do sangue, isto é, causa anemia, alteração da quantidade dos leucócitos e plaquetas baixas, além de outras alterações sistêmicas, como dor óssea, aumento de linfonodos (ínguas), aumento de baço e fígado, febre, infecções.
Portanto, a anemia mesmo quando tratada de forma inadequada nunca vira leucemia, já a leucemia, apresenta anemia como um dos seus sintomas.
Matéria por
Monia Lusia Felicio
Hematologia CRM/PR 19950 | RQE: 17695 | RQE: 18707 | Maringá
Paula Cella Giacometto
Hematologia CRM/PR 29751 | RQE: 2576 |