A ambliopia é diminuição da visão em um ou ambos os olhos devido ao desenvolvimento anormal da visão na infância. É a principal causa de perda de visão entre as crianças.
A perda de visão ocorre porque as vias que transmitem sinal entre o cérebro e os olhos não são adequadamente estimuladas. O cérebro “aprende” a ver apenas imagens borradas com o olho amblíope. Como resultado, o cérebro favorece um olho, geralmente devido à falta de visão no outro olho. Outra palavra para ambliopia é frequentemente “olho preguiçoso”.
Nas crianças sem nenhum problema aparente, também pode estar a ambliopia escondida pelo olho bom que supre a deficiência do problema de malformação e capacidade da acuidade visual, ou seja, a criança não enxerga com os dois olhos ao mesmo tempo, sendo que o olho fraco desenvolve, portanto a ambliopia, neste caso funcional.
O estrabismo que é a falta do paralelismo dos músculos oculares é o principal causador da ambliopia (Ambliopiaestrabísmica). Erros de refração e opacidades oculares e acidentes também são outras causas. Na ausência do estrabismo torna-se difícil o reconhecimento da ambliopia pois a ida ao oftalmologista é adiada pois os pais acham que está tudo bem e que não existe nenhum problema com os olhos.
O acesso precoce ao atendimento oftalmológico é uma forte arma no combate a ambliopia. Portanto, com um ano e após os três anos de idade até o final da primeira infância a criança deve frequentar o oftalmologista pediátrico para evitar a ambliopia e outras doenças oculares.
O tratamento é feito em uníssono dos médicos com os pais, professores e demais pessoas que contribuem para o desenvolvimento e crescimento saudável da criança amblíope onde pode haver a cura dependendo da causa.Os óculos podem melhorar em parte a acuidade visual, mas geralmente não completamente. O uso dos óculos pode ser feito em conjunto com a oclusão do olho bom.
Tornar-se um adulto sem a esteropsia ou visão tridimensional, limita profissões e oportunidades que a acuidade visual ou visão perfeita ocasiona. Assim cuidar da saúde visual na infância é uma maneira de corrigir e/ou prevenir problemas na vida adulta.
Matéria por
Ursula Zarpellon
Oftalmologia CRM/PR 17456 | RQE 11665 | Ponta Grossa