Zika, Emergência Mundial
O Zika vírus (ZIKV) e um arbovírus transmitido a seres humanos pelo mesmo vetor da Dengue e a Chikungunya, o mosquito Aedes aegypti.
Sua infecção vai desde assintomática até sintomas como: febre , mialgia, cefaleia, anorexia, mal-estar , linfadenopatia e diarreia. Apresentações clínicas não específicas podem confundir com muitas outras arboviroses particularmente com infecções pelo vírus da Dengue e vírus Chikungunya.
Como a relação entre o Zika e a microcefalia é recente, ainda não se sabe se o vírus pode ser transmitido de mãe para filho em qualquer período da gravidez, embora os pesquisadores apontem os quatro primeiros meses de gestação como os de maior risco. Há relatos de transmissão do vírus por relação sexual e por aleitamento materno, mas ainda sem consenso científico.
O Zika também passou a ser associado ao aumento da Síndrome de Guillain- -Barré(SGB) no Brasil em 2015. SGB é uma doença rara que atinge o sistema nervoso e pode levar à paralisia de membros e até à morte. Os pesquisadores investigam, ainda, a hipótese do vírus ter sofrido mutação.
Diagnóstico LaboratorialSurtos mostram que a febre Zika é uma doença emergente, sendo necessário o diagnóstico diferencial entre as doenças, Zica, Chikungunya e Dengue. Sendo assim, a necessidade de técnicas de diagnóstico sensíveis e específicas é cada vez mais uma realidade.
O Laboratório Pronto Análise disponibiliza exames sorológicos para detecção da Dengue e a coleta de amostras e encaminhamento para laboratórios de referência para o diagnóstico do Zika e Chikungunya.
Técnicas de diagnóstico por biologia molecular (RT-qPCR) são utilizados por serem sensíveis e específicos na detecção desses vírus.
A coleta dos exames deve ser realizada na fase aguda da doença , entre o 1º e o 7 ° dia do aparecimento dos sintomas.
Medidas para reduzir a presença do mosquito:• Retire o excesso de água dos vasos com plantas e evite acumular garrafas, copos e pneus no quintal. Esses objetos facilmente acumulam água da chuva e se tornam um criadouro natural. Limpe periodicamente o reservatório de água da geladeira (comum em modelos frost free), que também acumula água;
• Use roupas que cubram o máximo possível do corpo como calça e camisas de manga longa. Elas evitam o contato do mosquito com a pele. No verão aposte em tecidos leves;
• Passe repelente (recomendado pelo seu médico) pelo menos três vezes ao dia em todo o corpo. Reponha sempre que molhar a pele ou se suar muito. Dê atenção especial às pernas e braços. Velas de citronela também ajudam.
MICROCEFALIAA doença é uma malfomação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que é superior a 33 cm.
Orientações a gestantes:1. Mulheres devem ter sua gestação acompanhada em consultas pré-natal, realizando todos os exames recomendados pelo seu médico;
2. Não devem consumir bebidas alcoólicas e nem qualquer tipo de drogas;
3. Não utilizar medicamentos sem autorização médica;
4. Evite contato com pessoas com febre, exantemas ou infecções;
5. Adote medidas que possam reduzir a presença do mosquito transmissor da doença.
Matéria por
Laboratório Pronto Análise
Análises Clínicas