O Estresse é definido como o conjunto de reações mentais e físicas apresentados por um indivíduo ou um organismo em resposta a um estímulo agressor. Estímulo esse que pode ser uma situação ameaçadora, um esforço extremo ou uma grande mudança que exija adaptações.
Na maioria das vezes, as pessoas ignoram que estão estressadas e não buscam o devido tratamento, ou buscam ajuda apenas quando já contraíram doenças e os sintomas já saíram de seu controle.
É muito comum no mundo competitivo de hoje, as pessoas viver sob pressão e com sobrecargas emocionais, o que com certeza vai desencadear estímulos estressores. A concorrência, os prazos cada vez mais curtos e as exigências econômicas na vida cotidiana só vão acelerar esse processo.
Fisiologicamente, quando submetidos a uma situação de estresse, produzimos alterações hormonais importantes que levam a liberação na corrente sanguínea de adrenalina e cortisol que são os mais importantes hormônios do estresse. A ação destes é a preparação do organismo para situações de luta ou fuga, e como sintomas observamos: acelerar os batimentos cardíacos, aumentar os níveis de açúcar no sangue, o dilatar das pupilas, a sudorese e a diminuição da resposta imune com mais tendência aos vários tipos de infecção (sinusites, otites, infecções urinárias e gripes). E nestas condições o organismo apresenta maior propensão a adquirir doenças crônicas como diabetes, hipertensão, fibromialgia, doenças autoimune (artrites) e pré-cancerosas.
Como sintomas mentais e emocionais podemos considerar: ansiedade constante, angústia, dificuldade em concentrar- se, memória debilitada, cansaço, fraqueza,depressão , irritabilidade, alterações no apetite (comer demais), medos, indecisão, falta de iniciativa e a adesão a vícios.
Fisicamente pode-se observar: falta de ar, tremores de extremidades, dores de estômago, palpitações, dores de cabeça, dores no peito, aumento do peso, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, boca seca,diarreia ou constipação.
E é nesse contexto que o tratamento com a Homeopatia tem ganhado cada vez mais espaço.Trata-se de uma opção natural, rápida, sem efeitos colaterais e com dose única.O paciente que recebe a medicação em poucos dias já experimenta uma sensação de bem estar e alívio, com pronta melhora da disposição para o trabalho e lazer.
No tratamento homeopático o enfoque principal é o indivíduo doente e não só a patologia em si. Abordam-se todos os aspectos envolvidos, as causas, os agravantes, as situações que propiciaram o desenvolvimento do estresse. Atuando no Sistema Nervoso e Imune a medicação quebra a cascata desencadeada pela estimulação do estresse, recupera os sintomas físicos e mentais e equilibra o paciente em sua totalidade. Além do que, proporciona a ele julgar de uma melhor maneira a situação em que se encontra e dar resolução às suas questões.
Matéria por
Amilton Froehner Junior
Homeopatia CRM PR 18861 | Umuarama