Estética e Harmonização Orofacial

ODONTOLOGIA

Estética e Harmonização Orofacial

A Odontologia está ganhando, a cada dia, mais espaço na área de estética e harmonização orofacial. De fato, o mercado cresceu 5 vezes entre 2011 e 2017 e, segundo a Consultoria Internacional Euromonitor, o Brasil deve se tornar o segundo maior mercado de estética facial até 2021. A quantidade de novos serviços, técnicas, variações de técnica e equipamentos disponíveis já é muito grande, e todos os anos surgem mais e mais. Hoje, não curamos apenas a dores físicas, mas também pensamos na doença como algo que, além de tudo, promove o desenvolvimento psicológico e social.

Quando fazemos um procedimento em Odontologia, por menos invasivo e menor que seja, muitas das vezes, devolve, além de estética, autoestima e qualidade de vida, e isso é um grande foco atual da área. E é pensando nisso que a Harmonização Orofacial Funcional se fez de grande importância nos tratamentos odontológicos, afinal, quem mais entende de cabeça e pescoço, senão Cirurgiões- -dentistas? A harmonização orofacial nada mais é do que o equilíbrio entre a parte funcional e estética do conjunto da face.

Para poder atuar nesse ramo, o cirurgião-dentista deve passar por uma pós-graduação ou uma especialização no assunto. Nesses cursos, é necessário que ele aprenda os diversos procedimentos que podem ser feitos e suas indicações, juntamente com as técnicas. O dentista deve dominar as recomendações e contraindicações de cada procedimento, saber lidar com as intercorrências e ter a clareza de explicá-las ao paciente.

Mas, o que envolve a área da harmonização orofacial?

Hoje, podemos contar com tratamentos feitos com Ácido Hialurônico e Fios de Sustentação - Ambas as técnicas visam o preenchimento e sustentação de partes do rosto, melhoram a estética orofacial e promovem a simetria da face. Já a poliodioxanona, o melhor dos fios de dermossustentação, são reabsorvíveis. Estimulam a produção de colágeno, auxiliam na estruturação da pele e definição do contorno dos lábios, é o “lifting facial” sem a necessidade de cirurgia.

A Toxina Botulínica - mais conhecida como botox, é uma neurotoxina que pode ser utilizada em casos de assimetria facial, rangimento ou apertamento dos dentes, dores de cabeça causadas por tensão e eliminação de rugas. Também pode ser aplicada em pessoas com sorriso gengival para melhorar a estética.

A Bichectomia - É uma cirurgia simples de recuperação rápida, consiste na retirada das chamadas bolas de bichat. Recomendada para pessoas que mordem as bochechas, deixa o rosto mais alongado e dá efeito de blush, entre outros procedimentos. Esses são alguns exemplos de procedimentos que podem ser grandes aliados de um procedimento funcional que já praticávamos nos nossos consultórios. Seja após uma reabilitação oral, onde precisamos de lábios com maior suporte e sustentação para alcançarmos um resultado ainda mais satisfatório, seja para eliminar rugas de expressão por conta de um estresse muscular, causados, muitas vezes, por um distúrbio de articulação. Hoje, é possível lançar mão de diversos procedimentos para agregar a um trabalho que não chegava à completa satisfação porque estávamos limitados quanto à finalização.

Além disso, para uma harmonização completa muitas vezes, faz-se necessário outros tratamentos odontológicos, a fim de combinar face e sorriso. Dentes amarelados, desalinhados, cáries, oclusão dental inadequada, ausências dentárias, doenças gengivais, entre outros inúmeros problemas bucais contribuem para o envelhecimento precoce, diminuem a qualidade de vida e prejudicam a autoestima. Uma saúde bucal comprometida pode ser indicador de muitas outras doenças sistêmicas, são elas: diabetes, doenças coronárias, HPV, ansiedade, entre outras.

Por esse motivo, é muito importante realizar consultas periódicas a cada 6 meses com o seu cirurgião-dentista. É importante ressaltar que harmonia facial, dental, beleza e autoestima são consideradas percepções subjetivas, já que cada um de nós tem um senso estético e crítico muito diferente para qualificar padrões, quer sejam eles funcionais ou estéticos. O importante é se sentir bem, se sentir harmônico e equilibrado!

Ver perfil

Matéria Por

LUÍS FERNANDO JUNQUEIRA NETTO

Odontologia

CRO/MT 3780 | Tangará da Serra

Ver perfil

Matéria Por

CLAUDIA AP. MONTEIRO

Odontologia

CRO/MT 5999 | Tangará da Serra

Ver perfil

Matéria Por

DEBORA T. MAZZUTTI

Odontologia

CRO/MT 2560 | Tangará da Serra

Ver perfil

Matéria Por

MONIQUE CRESTANI

Odontologia

CRO/MT 6206 | Tangará da Serra

Deixar Comentário