"O Sol é a fonte de luz e vida ao planeta e ao homem, porém, é também o agente causador do envelhecimento precoce e do câncer de pele".
O fotoenvelhecimento é um processo cumulativo que depende do grau de exposição solar e da pigmentação natural da epiderme. Este processo está diretamente relacionado à ação de agentes de natureza física e química sobre a nossa pele. A maior fonte natural de radiação ultravioleta é o sol, ao qual a pele está em constante exposição, seja durante atividades recreativas ou trabalho. A faixa ativa da radiação ultravioleta está entre 250 e 300 nm, e afeta principalmente o DNA, ocasionando várias alterações. No Brasil, o número de casos de câncer de pele tem aumentado, representando um considerável problema de saúde pública.
O fotoenvelhecimento caracteriza-se por alterações que surgem a longo prazo, e a pele envelhecida pelo sol apresenta-se amarelada, com pigmentação irregular, enrugada, atrófica, com telangiectasias e em algumas situações com lesões pré-malignas. E um dos primeiros sinais do fotoenvelhecimento são manchas na pele e rugas superficiais na área dos olhos e na região frontal, e também na lateral da face e ao redor da boca.
A principal forma de prevenir o envelhecimento da pele é a proteção solar, que deve ser iniciada na infância, e deve continuar por toda a vida.
Aprenda como proteger sua pele da radiação solar:
• Usar sempre um filtro solar que contenha as especificações de FPS e do PPD, com registros do produto na Anvisa. Os filtros solares são substâncias químicas de uso tópico que têm a capacidade de refletir ou absorver as radiações ultravioletas que atingem a pele, diminuindo os efeitos nocivos dessas radiações.
• Aplicar generosamente o filtro solar pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando após contato com água ou transpiração excessiva.
• Para atividades em áreas externas e que exijam exposição excessiva ao sol (esportes, por exemplo), prefira os filtros com FPS 60 ou mais e reaplique a cada duas horas, pois parte da radiação ultra-violeta reflete na grama, areia, pedra, asfalto atingindo a pele.
• Usar roupas com tecido contendo fator de proteção, que bloqueiam ao máximo a passagem da luz solar, como chapéus, camisas, bonés, calças..
• Os olhos também necessitam de cuidados . Usar óculos com lentes Anti UVA. Pessoas com olhos claros tem predisposição a desenvolver precocemente a catarata.
• Evitar exposições no período entre 10 e 15h, pois o calor é mais intenso devido à maior quantidade de raios no espectro solar.
• Ter uma alimentação adequada ajuda na fotoproteção. As frutas que possuem o betacaroteno aumentam a pigmentação da pele, bem como as vitaminas A , E e C, ômega-3, que atuam como poderosos antioxidantes contra os radicais livres formados pelos raios solares. Exemplo: laranja, cenoura, manga, acerola, tomate, castanha do pará.
Procure regularmente seu dermatologista.
Matéria por
Andrea Andreolla Borges
Homeopatia CRF/MT 1088 | Sorriso