Quem costuma reclamar com frequência e por muito tempo de dor, já deve ter tido suas queixas minimizadas com algumas dessas expressões: “Vai passar”, “não dói assim”, “é exagero”, “manha”, “você precisa esquecer e focar em outra coisa”.
Viver com dor não é apenas incômodo é algo que impacta diretamente no bem-estar social e emocional do indivíduo, que pode terminar isolado, ansioso ou deprimido, além de afetar a produtividade no trabalho, o apetite e o sono dentre outros agravantes.
A dor não é medida como a pressão arterial e a temperatura, por exemplo. A intensidade dependerá da sensibilidade do paciente, do histórico de vida e de como essa pessoa aprende a lidar com os traumas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), calcula que a incidência de dor crônica no mundo afete cerca de 30% da população, a maioria mulheres. No Brasil, estima-se que 50 milhões de pessoas sintam este tipo de dor.
Mas o que causa e o que fazer para minimizar as consequências de dores tão persistentes?
O diagnóstico não é simples, e o tratamento depende muito de cada indivíduo. São exemplos de doenças associadas à dor crônica a artrite reumatoide, osteoartrite, dor pélvica crônica, alterações da junta têmpora-mandibular e enxaquecas.
Por isso, a importância de associar alternativas terapêuticas não farmacológicas aos métodos convencionais de tratamento da dor, para alívio de sintomas e reabilitação física. Pessoas acabam convivendo com a dor, e tendem a imaginar que o sedentarismo, o repouso, é a melhor solução. O que é um erro para a maioria das dores crônicas.
A Quiropraxia faz parte do tratamento da algia crônica, auxiliando no alívio das dores e aumento da mobilidade articular, sempre respeitando os limites do corpo do paciente, cada técnica realizada é específica ao caso, proporcionando melhor qualidade de vida de maneira satisfatória para quem está em sofrimento.
Deixe de sofrer e opte por uma vida mais saudável com o acompanhamento Quiroprático, maximize seu potencial de saúde e bem-estar e viva melhor!
Matéria por
ROGER VARGAS
Quiropraxia ABQ 0680 | Sorriso
Marilaine Barili
Quiropraxia
Natan Roubuste
Quiropraxia ABQ 983 |