Começar 2019 com pernas saudáveis

Começar 2019 com pernas saudáveis

A saúde das pernas é fundamental para a qualidade de vida. Muitas recomendações sobre como obter saúde e qualidade de vida são publicadas diariamente, no entanto é mais simples do que se pensa.

Na correria diária, com horários apertados e muitas vezes compartilhados, precisamos refletir sobre como estamos cuidando da nossa saúde e o que esperamos no futuro. Diante de trabalhos cada vez mais estressantes, os momentos para relaxamento e cuidados com o corpo para continuar desempenhando bem as tarefas diárias são necessários e, por isso, as atividades físicas são fundamentais para a manutenção da saúde mental e corporal. Em rotinas de trabalho que necessitam de longos períodos na posição sentada ou em pé, ocorre uma sobrecarga no sistema venoso nos membros inferiores, com a piora da circulação de retorno do sangue, o que propicia o aparecimento de dores nas pernas, inchaços, varizes e vasinhos. Embora as varizes tenham a hereditariedade como o principal fator determinante, algumas condições podem facilitar o seu aparecimento e até mesmo agravá-las. Dentro das principais recomendações deve-se incluir a realização frequente de atividades físicas com as pernas, principalmente as aeróbicas como caminhadas, bicicleta e exercícios na água. Não há necessidade de realizar somente um tipo de atividade, pois intercalar pode ser interessante para as lesões por repetição, além de tornar o dia a dia mais agradável, fugindo da monotonia. Ainda cabe lembrar que antes de iniciar uma atividade física mais intensa é importante fazer uma avaliação médica para que os seus objetivos sejam atingidos sem prejuízos à saúde.

Nas avaliações frequentes da saúde corporal devem ser incluídas as veias das pernas, visto que as doenças venosas são muito prevalentes em nossa população. Quando observadas veias saltadas e vasinhos nas pernas, alterações de coloração ou temperatura, dores ou inchaços, deve-se procurar um angiologista ou cirurgião vascular para diagnóstico adequado e, desta forma, evitar surpresas desagradáveis.

Em período de férias, é preciso ter uma atenção maior com as viagens longas, principalmente quando houver um longo período em que a posição durante tais viagens dificultem a circulação das pernas, o que pode causar algum transtorno que, além de prejudicar a diversão pode implicar em riscos à saúde. Exemplos disso são as tromboses venosas e embolias pulmonares em viagens aéreas prolongadas que, em sua grande maioria, são possíveis de prevenção e assim deixar as férias mais tranquilas. Orientações simples podem evitar muitas complicações, mas, algumas vezes, os métodos de prevenção devem ser orientados por um médico especialista.

Ver perfil

Matéria Por

Dr. Emerson Ciorlin

Cirurgia Vascular

CRM/SP 92.829 RQE 39375 | São José do Rio Preto

Deixar Comentário