O que é colelitíase ou pedra na vesícula?

CIRURGIA

O que é colelitíase ou pedra na vesícula?

A colelitíase é mais conhecida como a pedra na vesícula.

Para entendê-la é preciso compreender o que é vesícula biliar e como ela trabalha. Vesícula biliar é um pequeno órgão em formato de saco que fica logo abaixo do fígado. Ela armazena a bile, um líquido composto por água, colesterol e sais biliares, que é despejado no intestino para ajudar na digestão de gorduras. Quando ocorre um desequilíbrio na concentração desses componentes, ocorre a formação de cálculos.

TAMANHOS

As pedras na vesícula podem ter diversos tamanhos e seu tipo não impede que elas sejam bem grandes ou pequenas.

SINTOMAS

Muitas vezes, a colelitíase não apresenta sintomas. Isso acontece porque as pedras podem ser muito poucas e pequenas para que produ- Cálculo Cálculos Ducro coédoco Conduto hepático pedras na vesícula (colelitiase) pedras no canal da bile (coledocolitiase) Duodeno Fígado Vesícula bilar Conduto cistico zam sinais de sua presença. Entretanto, quando existem pedras grandes, muitas pedras pequenas ou quando alguma delas entra no ducto biliar e o bloqueia, os sintomas aparecem. Eles são os seguintes:

• Cólicas;
• Dor abdominal do lado direito;
• Náuseas e vômitos;
• Icterícia.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?

Através de exames de imagens, por ultrassom (95 a 99% de eficácia), por tomografia.

TRATAMENTO

Em casos assintomáticos (poucos cálculos), pode-se optar por acompanhamento clínico, porém, há um risco de migração desse cálculo pelas vias biliares e causar obstrução. O tratamento definitivo é cirúrgico e consiste na retirada dos cálculos e da vesícula biliar. Ele pode ser realizado por duas vias:

• Videolaparoscopia: técnica minimamente invasiva, com ótimos resultados e um retorno mais precoce às atividades do cotidiano.
• Colecistectomia: técnica realizada por incisão (corte).

Matéria Por

Osvaldo Fraga Junior

Cirurgia Geral

CRM/MT: 6161 RQE: 2979 | Rondonópolis

Deixar Comentário