Osteopatia O tratamento mais eficaz e seguro para Doenças da Coluna Vertebral!

FISIOTERAPIA

Osteopatia O tratamento mais eficaz e seguro para Doenças da Coluna Vertebral!

A Osteopatia é um sistema de tratamento que utiliza métodos de diagnósticos tradicionais e alguns métodos específicos para avaliação estrutural precisa, dando ênfase à mecânica do corpo, e utiliza técnicas manipulativas para corrigir estruturas e funções restritas. O objetivo da osteopatia é de tratar a causa da dor através de um trabalho GLOBAL das cadeias lesionais ascendentes e descendentes e não de tratar somente os sintomas dolorosos. Baseado na prática clínica a osteopatia permite que o osteopata trate todas as patologias posturais, articulares e vertebrais de maneira eficaz e duradoura.

Perguntas Frequentes

Qual a formação do profissional Osteopata? No Brasil, a Osteopatia é reconhecida como uma especialidade da Fisioterapia e só pode ser exercida por profissionais devidamente capacitados. Sendo que o curso de formação em Osteopatia dura 5 anos.

A Osteopatia oferece algum risco? Os riscos são muito baixos ou quase nenhum, uma vez que o paciente é submetido a uma avaliação antes do início do tratamento e será tratado de acordo com as suas indicações e contraindicações.

Como é feito o tratamento e quanto tempo dura? O tratamento é feito de forma individualizada e cada paciente será atendido conforme sua necessidade. É realizada uma avaliação minuciosa através de entrevista, exame físico, testes osteopáticos para detectar a causa mecânica da dor, o tratamento dura em torno de 5 sessões.

Por que a Osteopatia e tão eficaz e segura? A sua eficácia e sua segurança é devido a não ficarmos preocupado com o local da Dor, mas em procurar quem é o causador da Dor, costumo dar um exemplo em meus atendimentos, se a sua lombar doe, ela não é o problema e sim a vitima de uma disfunção, se tivermos um movimento ruim do quadril ou a perca de sua mobilidade automaticamente exigimos muito da região lombar e com o passar dos anos devido a esse excesso de movimento irão aparecer alguns sintomas e um desses sintomas é a lombalgia.

Quais são as indicações para poder fazer Osteopatia? A Osteopatia possui inúmeros benefícios e já tem a sua própria identidade e lugar estabelecido na área da Saúde, sendo já reconhecida e incentivada pela Organização Mundial de Saúde.

Abaixo algumas indicações em que considero que a Osteopatia produz resultados mais rápidos e eficazes:

• Dor nas costas (lombalgia);
• Dor no pescoço (cervicalgia);
• Hérnia discal e/ou dor ciática;
• Dor de cabeça (cefaléias);
• Torcicolo;
• Tendinite;
• Problemas do foro pediátrico como transtornos do sono, nervosismo, otites, bloqueio do canal lacrimal, refluxo, cólicas, gases, constipação;
• Tonturas;
• Dismenorreia (dor na menstruação).

Em uma Clínica Osteopática, além dos métodos da especialidade é missão dos profissionais auxiliarem os pacientes a adotarem uma melhor qualidade de vida, educando-os sobre exercícios, cuidados de saúde e estilo de vida.

Ver perfil

Matéria Por

DANTON GOMES CESÁRIO

Fisioterapeuta

CREFITO 11 - 196541 - F | Rio Verde

Deixar Comentário