O que é e como é feito o tratamento de canal?

ODONTOLOGIA

O que é e como é feito o tratamento de canal?

Tratar o canal de um dente nada mais é do que retirar sua polpa dentária. O dente é um órgão como qualquer outro do nosso corpo. Em seu interior há nervos, vasos sanguíneos e sangue. Juntas, estas estruturas formam a polpa do dente, o que o torna um órgão vivo e saudável. Quando ocorre algo de errado com esta polpa há então a necessidade de removê-la de forma precisa.

O que pode causar danos à polpa?

Cáries muito extensas, traumas antigos ou recentes, fraturas no dente, problemas na gengiva, entre outras. Em algumas situações, a morte da polpa do dente não é percebida. Nesses casos, o dentista consegue diagnosticar e indicar o tratamento de canal através de exames específicos e/ou radiológicos. Em outros casos, há uma dor intensa no dente adoecido, obrigando o indivíduo a procurar ajuda profissional de forma rápida.

Mas, afinal, como o canal do dente é tratado?

Através de uma abertura no dente conseguimos visualizar e remover a polpa. Com o auxílio de substâncias e instrumentos próprios, o dentista consegue extrair toda ela e limpar o canal dentro do dente.

Fazer tratamento de canal dói?

Normalmente o tratamento de canal alivia a dor ao invés de causá-la. O dentista, capacitado, lança mão de técnicas e agentes anestésicos que impedem que o paciente sinta qualquer tipo de dor durante o tratamento. Dependendo do caso, o profissional também poderá receitar medicamentos para alívio de dor ou qualquer desconforto.

Quanto tempo dura o tratamento de canal?

Cada caso é um caso. Em algumas situações, o tratamento pode ser concluído em apenas uma sessão de atendimento. Em outros casos, há a necessidade de inserir medicamentos dentro do canal, já limpo, para desinfecção e melhor cicatrização da inflamação e/ou infecção dos tecidos que estão abaixo do dente. Com o auxílio da tecnologia e a evolução das substâncias utilizadas, é possível tratar um canal de forma mais rápida e eficiente.

É importante ressaltar que apenas o dentista pode avaliar de forma correta e indicar o tratamento de canal, assim como qualquer outro procedimento necessário para recuperar a saúde bucal. A automedicação nunca é a melhor opção quando algum desconforto aparece. Por isso, realizar visitas periódicas ao dentista é de extrema importância. Quando a boca não está saudável, doenças sérias podem aparecer tanto na cavidade bucal quanto no restante do corpo. Preocupe- se com a estética cuidando da saúde dos dentes e da gengiva e esbanje um belo sorriso.

Ver perfil

Matéria Por

ARITANA ALVES DE PAULA MONTEIRO

Odontologia

CRO/GO 15736 | Rio Verde

Deixar Comentário