Pense em cisto no ovário como espinhas do sistema reprodutivo: principalmente as que são, às vezes, dolorosas e irritantes. Normalmente, seus ovários se agitam de acordo com o cronograma menstrual. Mas, às vezes, eles podem desenvolver cistos ovarianos – pequenos sacos cheios de líquido ou tecido.
Felizmente, esses cistos pequenos podem mostrar alguns sinais. Veja com o que você deve ficar atenta para que possa ligar para seu médico o mais rápido possível caso necessário!
1. Você tem uma dor pélvica terrível
O sintoma de cisto no ovário mais comum é a dor no lado inferior direito ou esquerdo da pélvis, exatamente onde estão os ovários e ela não desaparece. Você pode sentir isso quando você se exercita ou quando faz sexo. Contudo, será uma dor constante naquele lugar específico e que permanece mesmo depois que o ciclo menstrual desaparece.
2. Você está se sentindo super-inchada
O inchaço é obviamente um sintoma vago, mas pode estar relacionado a cistos ovarianos, dependendo do tamanho. A maioria das mulheres apresenta cistos abaixo de 10 centímetros. Mas alguns cistos podem se tornar muito grandes, como o tamanho de uma melancia.
3. Você se sente cheia o tempo todo
Como com miomas uterinos, cistos ovarianos podem causar sensação de peso no abdômen. Um cisto é uma massa e está ocupando espaço, o que pode lhe dar essa sensação de pressão.
4. Você não quer fazer sexo porque dói O sexo nunca deve doer. Então, se isso acontecer, significa que algo está errado. Se você está fazendo sexo com penetração e sente dor de um lado em relação ao outro, há uma chance de estar relacionada a um cisto ovariano.
5. Você sente que tem que fazer xixi o tempo todo (mas às vezes não consegue)
Outro sintoma de cistos ovarianos que muitas mulheres mencionam, é sentir vontade de fazer xixi o tempo todo. Se o cisto está empurrando sua bexiga, você pode sentir que precisa urinar.
6. Você tem constantes dores nas costas ou nas pernas
É claro que a dor nas costas ou nas pernas pode ser atribuída a muitas coisas diferentes, mas se o seu médico descartar todo o resto, vale a pena considerar um cisto ovariano como razão. Isso porque eles podem machucar suas costas ou pernas quando ficam muito grandes. Você não tem muito espaço em sua pélvis, então quando um cisto fica muito grande, dependendo de onde ele está, pode levar a dor para as costas ou na perna.
7. Você está com sangramento fora do seu ciclo normal
Quando os cistos ovarianos se desenvolvem, podem mexer com seus hormônios. Mulheres com síndrome do ovário policístico – o que basicamente significa que desenvolvem vários pequenos cistos nos ovários –, podem apresentar bastante sangramento irregular, seja pela ovulação frequente ou pela falta de ovulação.
Matéria por
Márcio Barbosa
Ginecologia e Obstetrícia CRM/GO 22833 | Rio Verde