Psicanálise um olhar em Psico-Oncologia

PSICOLOGIA

Psicanálise um olhar em Psico-Oncologia

Esta publicação é um breve resumo referente a uma experiência dentro do campo teórico e prático de um Trabalho de Conclusão de Curso em Psicologia, “Psicanálise um olhar em Psico-Oncologia: “Angústia de perda no processo da Inexistênicia”. O trabalho foi fundamentado em 2 anos de atendimento no Núcleo Terapêutico Especializado em Cancerologia (NUTEC) – RondonópolisMT. Compreendendo a importância da psicologia no atendimento aos pacientes em tratamento contra o câncer, realizamos o encontro da medicina e da psicanálise no âmbito da psico-oncologia. O paciente é escutado no mais além, que sabemos ter como efeito a possibilidade de fazer com que o sujeito participe do processo do seu tratamento e ajude com a parte que lhe toca.

Afinal de contas, trata-se de sua vida, do seu corpo, da sua história. Cada sujeito, ao se tornar um paciente em oncologia, contém uma subjetividade diferente. Nesse processo, há muitos sofrimentos e dificuldades no enfrentamento do diagnóstico e no tratamento. A partir dessas necessidades, o acompanhamento psicológico do paciente com câncer propõe o apoio psicossocial e psicoterapêutico diante do impacto do diagnóstico, do medo, das angústias vividas e suas consequências, mostrando a possibilidade de auxílio para melhor enfrentamento e qualidade de vida do doente e de seus familiares. Tanto o médico quanto a psicanálise ou psicologia têm seus limites e buscam o bem-estar do paciente. A medicina faz o que lhe permite nos aspectos a partir de seus conhecimentos, sendo suas escutas sempre dirigidas aos sintomas de um corpo.

A psicologia, por sua vez, faz a escuta, permitindo o seu falar em um outro lugar, que permeia sua subjetividade e singularidade. A dor é retrada pelo paciente quando recebe o diagnóstico de câncer, seus anseios e medos são constantes diante do que irá enfrentar. Durante o processo de tratamento, essa dor é manifestada no corpo, no emocional e no psicológico, retratando, assim, seus significados na família e em si. Os resultados alcançados pela psicologia podem trazer o enfrentamento e a ressignificação emocional diante de seus medos, o que autoriza os pacientes a lutarem pela vida.

Matéria Por

ELIANE CASTRO

Psicólogo

CRP 18/03381 | Rondonópolis

Deixar Comentário